O Ingenuity, o helicóptero robótico da NASA que está explorando Marte, estabeleceu na última semana um recorde interessante: a agência de notícias relatou no dia 21 de dezembro que o 69º voo da aeronave foi também o mais distante.
Durante mais de 135 segundos, o helicóptero de cerca de 2 quilos e 49 cm de altura percorreu aproximadamente 705 metros a uma velocidade de pouco mais de 35 km/h, superando sua distância anterior de cerca de 704 metros alcançada em abril de 2022.
Dezenas de voos no currículo do Ingenuity
O Ingenuity fez o seu primeiro voo em 19 de abril de 2021, e, desde que chegou ao Planeta Vermelho, em fevereiro do mesmo ano, fez dezenas de pequenos voos aéreos, o que ultrapassa – em muito – sua vida útil estimada original; a NASA esperava que a aeronave durasse apenas 5 voos para testar as capacidades aviônicas na atmosfera marciana e não tinha a intenção de utilizá-lo como um componente importante na missão global do Perseverance.
Leia também: NASA quer perfurar luas para procurar por vidas alienígenas
Agora que o helicóptero superou as expectativas da NASA, a agência acredita que iterações similares e mais avançadas poderiam ser implantadas durante futuras missões em Marte e talvez até em outros locais do sistema solar. Seu 70º voo está programado para breve.
Curiosidades: origem do nome Ingenuity
O veículo foi batizado de Ingenuity por Vaneeza Ruppani, uma aluna da Tuscaloosa County High School, em Northport, Alabama, que enviou um ensaio para o concurso “Name the Rover” (“Nomeie o Rover”) da NASA.
Leia também: Marte: pesquisadores da NASA viverão um ano em habitat simulado
Nos estágios de planejamento, a aeronave ficou conhecida como Mars Helicopter Scout, ou simplesmente Mars Helicopter – nomes utilizados até hoje para se referir ao Ingenuity. Mais tarde, ganhou também o apelido Ginny (uma “corruptela” de Ingenuity), que foi usado em parelelo com o rover pai, Perseverance, que já era apelidado de Percy. Assim, a dupla exploradora de Marte passou a ser chamada ocasionalmente de Percy e Ginny.
Com informações de Popular Science e da NASA.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.