Mundo & História
Marte: pesquisadores da NASA viverão um ano em habitat simulado | Mundo & História
Crédito: NASA / Bill Stafford

Marte: pesquisadores da NASA viverão um ano em habitat simulado

Uma das mais novas missões da agência espacial irá isolar quatro pessoas em uma base no Texas, Estados Unidos, que simulará as condições de Marte.

Um dos desafios quando falamos sobre a possibilidade de viver em Marte é justamente levar os seres humanos ao planeta vermelho. Outro desafio é garantir que possamos viver normalmente e em segurança fora do planeta Terra. Para isto, uma das mais recentes missões simuladas da NASA, a CHAPEA, irá isolar quatro pesquisadores em uma base no Texas, nos Estados Unidos, capaz de simular as condições de Marte.

Os cientistas ficarão dentro da base por 378 dias, comendo como astronautas, passando por testes físicos e psicológicos, e lidando com equipamentos e situações como falhas de manutenção. Tal como seria no planeta vermelho, o quarteto experimentará um delay de 22 minutos nas comunicações externas. Até mesmo o ruído ambiente será reproduzido por alto-falantes para garantir que nenhum som exterior possa ser ouvido por eles. “Construímos um cenário de missão de superfície de Marte com alta fidelidade”, disse Scott M. Smith, coinvestigador da CHAPEA.

Habitat poderia ser reproduzido em Marte

Segundo Smith, esse investimento na fidelidade resultou em um habitat que poderia ser de fato construído em Marte. A base, batizada de “Mars Dune Alpha”, foi criada pelo escritório dinamarquês e americano Bjarke Ingels Group em conjunto com a empresa de impressão em 3D ICON, sediada no Texas.

Marte: pesquisadores da NASA viverão um ano em habitat simulado | Mundo & História
Crédito: NASA / Bill Stafford

Impressa em um mês, a base, que fica dentro de um hangar no Johnson Space Center, em Houston, utiliza uma fórmula de concreto que simula o solo marciano. Com isso, até mesmo o material de construção é similar às condições do planeta.

‘Casa marciana’ terá de quartos separados a sala de ginástica

O projeto arquitetônico, de 157 metros quadrados, inclui área de trabalho, sala de estar combinada com cozinha, quartos individuais, banheiro, sala de ginástica, centro de comunicação, área médica, região de bloqueio de ar e área “externa” imitando a superfície marciana.

“A NASA avaliou uma gama enorme de opções para a construção de habitats fora do mundo, incluindo aproveitar restos de foguetes e landers, veículos infláveis, edifícios pré-fabricados e outras ideias”, explicou o CEO da ICON, Jason Ballard.

Marte: pesquisadores da NASA viverão um ano em habitat simulado | Mundo & História
Crédito: NASA / Bill Stafford

“A separação da área de estar da de trabalho foi totalmente intencional. Fizemos isso após descobrirmos o que os designers ouviram das tripulações da Estação Espacial Internacional (ISS). Quando se mora no escritório, ter a capacidade de separar fisicamente as áreas é muito importante”, contou Smith.

Leia também: China quer usar impressão 3D para construir na Lua

A primeira tripulação da CHAPEA (acrônimo de Crew Health and Performance Exploration Analog, ou Análogo de Exploração de Saúde e Desempenho da Tripulação) está sendo composta por Alyssa Shannon, Kelly Haston, Nathan Jones e Ross Brockwell. Alguns são engenheiros, outros são cientistas. E, por mais de um ano, o interior do “imóvel marciano” será tudo o que essa turma irá ver.

Com informações da CNN.com.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.