Mundo & História
Filha de brasileira, rainha da Suécia completa 80 anos | Mundo & História
A rainha Sílvia e o rei Carlos XVI Gustavo durante os desfiles do Dia Nacional da Suécia em 2014. Foto: Wikimedia.

Filha de brasileira, rainha da Suécia completa 80 anos

Sílvia Renata Sommerlath conheceu Carlos Gustavo, rei da Suécia, durante os Jogos Olímpicos de Munique, em 1972.

A rainha consorte da Suécia, Sílvia Renata Sommerlath, completou 80 anos neste sábado (23). Nascida em 1943 na Alemanha, Sommerlath é filha do empresário alemão Walther Sommerlath e da brasileira Alice Soares de Toledo, e chegou a morar com a mãe em São Paulo dos 4 aos 14 anos. Ela retornou à Alemanha em 1957 e se formou em interpretação na Universidade de Munique em 1969.

Foi durante os Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, que Sílvia conheceu o marido, Carlos XVI Gustavo (Carl XVI Gustaf, em sueco), então príncipe herdeiro da Suécia. Sommerlath trabalhava como intérprete da delegação argentina. Eles iniciaram um namoro à distância e se casaram em 19 de junho de 1976, três anos depois de Carlos Gustavo se tornar rei. O casal tem três filhos e oito netos.

Curiosidades e engajamento social: mais sobre a rainha da Suécia

Como rainha, Sommerlath tem se dedicado a causas sociais e humanitárias, especialmente relacionadas ao meio ambiente, à infância e à saúde. Ela fundou em 1999 e é presidente honorária da World Childhood Foundation, uma organização internacional sem fins lucrativos que combate a pobreza e apoia crianças vítimas de abuso e exploração.

Leia também: Historiador gaúcho lança livro sobre a imigração alemã no Brasil

A rainha, que fala português, já disse gostar muito de jaboticaba e feijoada. Seu avô materno foi Artur Floriano de Toledo (1873-1935), descendente do rei Afonso III, de Portugal.

Em janeiro de 2022, foi anunciado que Sommerlath estava com Covid-19. Ela já estava completamente imunizada e teve sintomas leves.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.