Os membros da tripulação da missão Shenzhou-17 a bordo da estação espacial chinesa em órbita completaram sua primeira caminhada espacial às 21h35 (horário de Pequim) de quinta-feira, segundo a Agência Espacial Tripulada da China.
Tang Hongbo, Tang Shengjie e Jiang Xinlin trabalharam sete horas e meia para concluir tarefas definidas, como um teste de reparo da asa solar do módulo central de Tianhe, com a ajuda de uma equipe de terra e do braço robótico da estação espacial.
Leia também: China construirá novo conjunto de telescópios na Antártida
Desde então, Tang Hongbo e Tang Shengjie retornaram em segurança ao módulo de laboratório Wentian.
Objetivos da Shenzhou-17: experimentos científicos e outros
Esta foi a segunda vez que Tang Hongbo, o primeiro viajante espacial da China a retornar à estação espacial para uma segunda missão, realizou uma caminhada espacial. Tang Shengjie tornou-se o astronauta mais jovem do país a realizar uma missão extraveicular.
No futuro, a tripulação da missão chinesa pretende concluir um número significativo de experimentos científicos espaciais planejados, testes técnicos, caminhadas espaciais e a instalação de cargas úteis extraveiculares.
Eles realizaram muitas tarefas desde que entraram no complexo orbital no dia 26 de outubro, incluindo uma rotação de tripulação com os astronautas da Shenzhou-16, manutenção da plataforma da estação espacial, suporte de vida e saúde, inspeções e testes de trajes espaciais extraveiculares e inspeções de equipamentos da espaçonave de carga Tianzhou-6.
Leia também: NASA realiza transmissão espacial a laser inédita com vídeo de gatinho
Os membros também realizaram treinamento em operações de braço robótico, exercícios de emergência para salvar vidas, exercícios de resgate médico e exercícios de emergência de pressão de sistema completo.
Com informações da agência de notícias Xinhua.
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.