Mundo & História
Museu da Vida Marinha em Ubatuba/SP anuncia programação de férias de verão | Mundo & História
Crédito: Felipe Domingos/Museu da Vida Marinha.

Museu da Vida Marinha em Ubatuba/SP anuncia programação de férias de verão

Focada em crianças e famílias, programação conta com oficinas lúdicas e exposições de réplicas de animais pré-históricos que habitaram os oceanos.

O Museu da Vida Marinha, em Ubatuba, no litoral paulista, iniciou nesta semana uma programação especial de férias de verão para crianças e famílias. Diariamente, das 10h às 18h, exceto nos horários especiais de fim de ano, os visitantes poderão conhecer os acervos e réplicas de animais marinhos que habitaram e ainda habitam os oceanos.

De acordo com a bióloga Catherina Monteiro, que integra a equipe do Museu, a programação especial da temporada de verão, que vai até o dia 31 de janeiro de 2024, inclui oficinas de fantoche de sombras de animais marinhos, dobradura (marcador de página de animais marinhos), ímãs sustentáveis de geladeira sob a temática de animais marinhos – confeccionados com materiais reaproveitados –, confecção de máscaras de animais marinhos, confecção de adereço de cabeça de pinguim ou tubarão e sessão de filmes educativos. “Também terão muitos jogos educativos com o tema de educação ambiental para toda a família!”, conta a bióloga.

Horários das oficinas

As oficinas serão realizadas diariamente às 11h e 14h durante o funcionamento do Museu da Vida Marinha, que segue aberto normalmente para visitação de segunda a domingo, das 10h às 18h. Excepcionalmente nos dias 20, 24 e 31/12, o Museu permanecerá aberto das 10h até às 16h. No Natal (25), estará fechado para visitação, retornando normalmente na terça-feira, dia 26, das 10h às 18h diariamente até o dia 30/12. No primeiro dia de 2024, o local também terá horário de funcionamento especial, das 12h às 18h. A partir do dia 2/01, o Museu retorna com o horário habitual (das 10h às 18h).

Museu da Vida Marinha em Ubatuba/SP anuncia programação de férias de verão | Mundo & História
Oficinas da programação de férias de verão do Museu. Divulgação/Museu da Vida Marinha.

Leia também: Exposição aborda a importância da água para a vida na Terra

Todas as atividades inseridas na programação especial das férias de verão estão incluídas no valor do ingresso para entrada no Museu, que é revertido. “Ao comprar o ingresso ou algum produto da loja do Museu, todo dinheiro é revertido para manutenção das atividades do Instituto Argonauta”, explica Catherina.

Atrações do Museu da Vida Marinha

Além das atividades oferecidas durante a programação especial do feriado, o Museu tem outras atrações para os visitantes: a remontagem da exposição Gigantes Marinhos, que dispõe de diversas réplicas de animais pré-históricos que habitaram os oceanos; esqueletos reais de animais da atualidade – como da baleia jubarte; taxidermia em tempo real que pode ser acompanhada pelos visitantes; e espaço temático de impactos, que conta com uma exposição sobre os impactos da atividade humana no ambiente marinho e uma parede de ossos de animais mortos.

O Museu da Vida Marinha conta ainda com outro espaço temático que reúne informações dos trabalhos que são realizados pelo Instituto Argonauta em prol dos ambientes costeiros e marinhos; e uma casa sustentável com exemplos de energias renováveis que podem ser replicadas por qualquer um para otimizar os recursos naturais. Os visitantes também podem acompanhar em tempo real os animais em reabilitação no Instituto Argonauta, através dos monitores disponibilizados no interior do Museu.

Estrutura do Museu da Vida Marinha

O Museu da Vida Marinha dispõe de um auditório multiuso, que é aberto ao público em geral para ações como palestras, workshops e salas temáticas. Também há sanitários e espaços que contemplam inteira acessibilidade, além de salas administrativas, departamento financeiro e salas de educação ambiental.

Leia também: Conheça o primeiro zoológico holográfico do mundo

O Museu conta também com uma brinquedoteca, um ponto de conveniência do Madallena Café com diversas opções de salgados, sucos, cafés, salada de frutas, bolos e doces e um playground infantil. Tanto o ponto de conveniência, como o playground e a brinquedoteca estão localizados na área de visitação gratuita do Museu da Vida Marinha, que é aberta ao público em geral.

Serviço

O Museu tem entrada gratuita para os moradores de Ubatuba, mediante cadastro. Maiores de 60 anos e crianças até 6 anos acompanhadas de um adulto pagante também terão acesso livre, mediante apresentação de documento de identidade.

Atualmente, funciona diariamente (de segunda a domingo), das 10h às 18h. O valor do ingresso é R$ 21,00, com meia entrada (R$ 10,50) para estudantes até 17 anos com carteirinha, estudantes universitários com documento, professores com carteirinha e menores de 12 anos.

Para agendamento de escolas e grupos especiais, basta entrar em contato pelo telefone: (12) 3832-7976 ou através do e-mail museu@institutoargonauta.org.

Endereço: Avenida Governador Abreu Sodré, 1067 – Perequê-Açu, Ubatuba/SP.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.