Mundo & História
NASA transmite vídeo de gato para a Terra usando laser | Mundo & História
Reprodução / NASA / JPL-Caltech

NASA realiza transmissão espacial a laser inédita com vídeo de gatinho

Transmissão feita do espaço profundo utilizando tecnologia a laser é a primeira do tipo; vídeo foi transmitido em cerca de 100 segundos.

A NASA transmitiu do espaço profundo para a Terra um vídeo de alta definição de um gato. O vídeo de 15 segundos, que mostra o gatinho Taters perseguindo um ponto de luz, foi enviado utilizando tecnologia a laser.

O feito, considerado histórico, é um pontapé inicial significante: a NASA espera que a tecnologia melhore as comunicações com partes mais remotas do sistema solar.

Vídeo foi transmitido em cerca de 100 segundos

O vídeo foi transmitido para a Terra a partir de um transceptor laser como parte do experimento Deep Space Optical Communications (DSOC). Ele foi codificado e transmitido da sonda Psyche, lançada em 13 de outubro de 2023, para o Telescópio Hale no Observatório Palomar do Instituto de Tecnologia da Califórnia. O vídeo então foi baixado no último dia 11 de dezembro no observatório e cada quadro foi transmitido ao vivo no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da NASA em Pasadena, Califórnia.

Foram necessários “apenas” 101 segundos para o material chegar ao planeta Terra. O vídeo percorreu 30 milhões de quilômetros (ou cerca de 80 vezes a distância entre a Terra e a Lua) e foi recebido pelo telescópio Hale no observatório Palomar, onde foi baixado.

O vídeo do gatinho Taters perseguindo um ponto de luz

O teste teve um resultado animador. De acordo com Ryan Rogalin, líder de eletrônicos do JPL, o envio do vídeo usando laser foi mais rápido do que a maioria das conexões de internet de banda larga.

Ao infinito e além!

O experimento DSOC está investigando quais tecnologias podem possibilitar a transmissão de conteúdo de maior largura de banda das regiões mais distantes do espaço para a Terra. Isso se torna crucial à medida que as frequências de rádio enfrentam desafios para lidar com a quantidade crescente de dados necessária para transmitir vídeos e imagens de alta qualidade a grandes distâncias.

Leia também: NASA quer perfurar luas para procurar por vida alienígena

Ainda segundo informações da NASA, o vídeo foi inspirado no Gato Félix (Felix the Cat, em inglês), que foi a primeira imagem transmitida na televisão. E o gatinho Taters? Bom, ele nunca saiu da Terra e pertence a um funcionário do JPL.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.