Mundo & História
Obra em ponto turístico de Veneza revela tumba medieval | Mundo & História
Tumba foi descoberta em Piazza San Marco. (Foto: ANSA)

Obra em ponto turístico de Veneza revela tumba medieval

Restauração do pavimento da Piazza San Marco levou à descoberta; na tumba foram encontrados esqueletos, incluindo o de uma criança.

(ANSA) – Escavações na Piazza San Marco, em Veneza, para restaurar os blocos de pedra do pavimento, acabaram revelando uma antiga tumba medieval.

A descoberta surpreendeu os arqueólogos, já que a obra foi feita pela prefeitura simplesmente para recondicionar os “masegni”, deteriorados pelas águas altas da icônica cidade italiana.

Leia também: Estudo italiano descobre batom ancestral de 4 mil anos

Ao jornal Gazzettino, a arqueóloga Sara Bini, que coordena o trabalho, explicou que foram descobertos sete esqueletos em uma tumba comum, remontando ao fim da Idade Média, onde ficava a igreja de San Geminiano.

“É uma descoberta importantíssima e podemos imaginar que o local abrigasse pessoas de destaque, já que não era uma simples vala, mas uma tumba murada com uma certa ‘monumentalidade’ para a época”, afirmou.

Esqueleto de criança entre os achados da tumba

Foram encontrados os esqueletos de uma criança com cerca de oito anos, uma mulher e mais cinco adultos. Os especialistas acreditam que o local seja datado entre os séculos 7 e 8.

Leia também: Pesquisadores descobrem muralha com mais de 10 mil anos no mar Báltico

Os especialistas agora acreditam em possíveis novas descobertas, já que a obra de restauro em toda a praça possibilita a avaliação de uma área que não era investigada desde 1855. (ANSA).

Mais sobre descobertas

Anfíbio gigante mais antigo que dinossauros é encontrado no RS
Tipo raro de bagre dourado é descoberto no Parque da Tijuca
Quatro novas espécies de polvo são descobertas na Costa Rica
Crânio de ‘Tiranossauro marinho’ é encontrado no sul da Inglaterra
Pesquisadores brasileiros e chineses anunciam espécie de pterossauro
Pele fossilizada semelhante à de crocodilo é a mais antiga já encontrada

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.