Mundo & História
Pesquisadores descobrem muralha com mais de 10 mil anos no Mar Báltico | Mundo & História
Uma reconstrução de como a parede recém-descoberta poderia ter servido como uma estrutura de caça durante a Idade da Pedra, aprisionando veados ao lado de um corpo d'água. (Michal Grabowski).

Pesquisadores descobrem muralha com mais de 10 mil anos no mar Báltico

Com mais de meio quilômetro de comprimento, muralha faria parte de uma estratégia para a captura de animais.

Em 2021, cientistas a bordo de um navio de pesquisa notaram um trecho submerso de pedras na costa do Báltico, na Alemanha. Agora, após examinarem o local, pesquisadores afirmam que a observação incidental poderia ser a mais antiga megaestrutura feita pelo homem conhecida da Europa: uma parede construída por caçadores da Idade da Pedra para ajudar a capturar presas.

Leia também: Arqueólogos encontram padaria em Pompeia que funcionava como prisão

A descoberta, chamada de Blinkerwall, é composta por mais de 1.300 pedras e cerca de 300 pedregulhos maiores, e se estende por mais de meio quilômetro ao longo do leito do mar. Descansando a quase 21 metros de profundidade na Baía de Mecklenburg, a parede tem, em média, cerca de 45 centímetros de altura.

Muralha seria estratégia para capturar animais

Eventos naturais, como depósitos glaciais ou outros movimentos de terra, não podem explicar a existência dessa estrutura, relatam os pesquisadores em um estudo publicado na segunda-feira (12) na Proceedings of the National Academy of Sciences. Em vez disso, argumentam que a parede de cerca de 10 mil anos de idade era uma ferramenta construída por caçadores para guiar e aprisionar renas, que tendem a viajar ao longo de elementos retos da paisagem, como falésias ou córregos.

“Os caçadores exploraram o comportamento natural dos animais e criaram sua própria característica linear”, diz Ashley Lemke, arqueóloga subaquática da Universidade de Wisconsin-Milwaukee – e que não estava envolvida na pesquisa –, ao site Science. “Não é uma obstrução, é uma trilha. Eles a seguem até onde os caçadores estão esperando”, conclui.

Leia também: Italiano encontra um dos meteoritos mais raros do mundo

Embora a muralha esteja agora submersa, provavelmente ela foi construída durante um período entre 8.500 e 14.000 anos atrás, quando o local estava em terra firme. Antes desse período, uma enorme camada de gelo cobria a região. Depois, os níveis do mar subiram e inundaram tudo.

Via Smithsonian Magazine.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.