Mundo & História
Islândia declara estado de emergência por erupção de vulcão | Mundo & História
Islândia declara estado de emergência por erupção de vulcão. (Foto: EPA)

Islândia declara estado de emergência por erupção de vulcão

Lava está próxima da principal rede hídrica de Reykjanes; fluxo é “lento e constante”, segundo autoridades.

(ANSA) – A Islândia declarou estado de emergência no sul do país após uma nova erupção de um vulcão na península de Reykjanes.

Ao todo, as autoridades do país escandinavo já decretaram emergência quatro vezes desde dezembro em virtude do fenômeno.

Leia também: Geólogo alerta para mudanças climáticas: ‘tempos difíceis virão’

O Gabinete de Meteorologia da Islândia (IMO) tranquilizou os moradores da região ao informar que o fluxo da lava é “lento e constante”, mas grande parte da cidade de Grindavik já foi evacuada.

Impacto do vulcão nas estruturas locais

Os especialistas acrescentaram que a lava chegou a atingir as defesas orientais do município, além de estar por volta de 200 metros de distância da principal rede hídrica da região, localizada nas proximidades da usina de energia de Svartsengi.

Leia também: Geleiras dos Alpes serão reduzidas à metade até 2050, diz estudo

A Defesa Civil islandesa alertou que tudo o que poderia ser feito para proteger Grindavik da lava já foi realizado e que a maior preocupação continua sendo o impacto nas infraestruturas locais. (ANSA).

Em tempo: ilha vulcânica surge no Japão

No final do ano passado, uma nova imagem feita a partir do espaço e divulgada pela Agência Espacial Europeia (ESA) mostrou que uma ilha formada em outubro de 2023 por fogo vulcânico no Oceano Pacífico, perto do Japão, ainda está emergindo do mar.

A recém-surgida ilha vulcânica, batizada de Niijima (“ilha nova”, em japonês) foi capturada pelo satélite Copernicus Sentinel-2 no dia 27 de novembro de 2023. O crescimento contínuo da ilha mostra que a atividade vulcânica submarina que deu origem à ilha na costa sul de Iwo Jima continua.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.