Mundo & História
Arqueólogos anunciam descobertas em mansão histórica em Nápoles | Mundo & História
Villa Floridiana, em Nápoles. (Foto: Wikimedia)

Arqueólogos anunciam descobertas em mansão histórica em Nápoles

Limpeza revelou construções datadas do Império Romano; na residência neoclássica foram encontrados fragmentos de material cerâmico e outros.

(ANSA) – O Ministério da Cultura da Itália anunciou nesta segunda-feira (18) que foram feitas descobertas arqueológicas durante um trabalho de limpeza de Villa Floridiana, residência neoclássica no bairro de Vomero, em Nápoles, que abriga um museu e um mirante.

As descobertas foram feitas nas chamadas “Cavernas das Falsas Ruínas”, datadas do século 19, que foram alvo de um projeto de pesquisa cujo objetivo é criar um mapa arqueológico dos bairros de Nápoles e verificar a presença de elementos da época romana na área.

Arqueólogos anunciam descobertas em mansão histórica em Nápoles | Mundo & História
A localização da Villa Floridiana no mapa. (Reprodução)

Os trabalhos de limpeza das superfícies das paredes, destinados a preparar o local para estudo com scanners a laser, permitiram descobrir duas fases construtivas: a primeira remonta ao século 1 d.C., com a descoberta de uma série de pilares.

A duplicação dos pilares, bem como o revestimento de pedra de lava e gesso em falso trabalho reticulado, pertencem à fase seguinte, quando as estruturas mais antigas foram integradas em uma espécie de falsa ruína.

Leia também: Estudo italiano descobre batom ancestral de 4 mil anos

Além disso, no fim da obra, foram identificadas porções do revestimento de pedra de lava do século 19. As atividades de limpeza também revelaram fragmentos de material cerâmico, como ânforas.

“Estas descobertas arqueológicas enriquecem o conhecimento e oferecem novas perspectivas para reconstruir a história da cidade.

Em poucos meses, com grande empenho, conseguimos dar dignidade à Villa Floridiana. Faremos mais para que este local retorne ao esplendor que merece”, afirmou o Ministro da Cultura, Gennaro Sangiuliano.

“Uma nova temporada para um dos jardins históricos mais belos da Itália, caracterizada por uma abordagem que combina conhecimento, manutenção, restauração e uso para tornar este local cada vez mais aberto e acessível à comunidade e a um público cada vez maior”, prometeu o diretor geral dos Museus do Ministério da Cultura, Massimo Osanna. (ANSA).

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.