Mundo & História
Foguete Vulcan decola em direção à Lua levando a sonda Peregrine | Mundo & História
Modelo artístico renderizado. (Divulgação/ULA)

Foguete Vulcan decola em direção à Lua levando a sonda Peregrine

Lançamento inaugura uma série de missões privadas apoiadas pela NASA; sonda deve chegar ao satélite no dia 23 de fevereiro.

O Vulcan Centaur, foguete desenvolvido pelo grupo privado norte-americano ULA (United Launch Alliance) – que engloba empresas como Boeing e Lockheed Martin –, fez o seu primeiro voo nesta segunda-feira (8), decolando do Cabo Canaveral. O segundo estágio (Centaur) leva a Peregrine, uma sonda que tentará pousar na Lua.

O Vulcan foi desenvolvido para substituir os foguetes Delta 4 e Atlas 5, desenvolvidos, respectivamente, pela Boeing e pela Lockheed Martin – e ambos em vias de serem aposentados. O Vulcan representa uma alternativa mais econômica em relação aos foguetes da ULA existentes e utiliza motores a metano e oxigênio líquidos desenvolvidos pela Blue Origin, empresa de Jeff Bezos. Estes motores também serão utilizados pela Blue Origin em seu novo foguete New Glenn, o primeiro da empresa a ter capacidade orbital. O Atlas 5 utiliza motores de fabricação russa, e, devido às tensões existentes com aquele país, a dependência deste componente representa um risco que os Estados Unidos preferem não correr.

Foguete Vulcan decola em direção à Lua levando a sonda Peregrine | Mundo & História
Crédito: ULA

O lançamento inaugura uma série de missões privadas apoiadas pela NASA. E se Peregrine, desenvolvida pela startup Astrobotic, também dos Estados Unidos, for levada com sucesso até a Lua – evento que está previsto para acontecer no dia 23 de fevereiro –, a companhia se tornará a primeira a realizar o feito.

A nova corrida em direção ao satélite

Nos últimos anos, empresas israelenses e japonesas tentaram pousar na Lua, mas sem sucesso. A China, por sua vez, está trabalhando para levar seus taikonautas ao satélite natural antes de 2030. O país asiático também disse que pretende usar tecnologia de impressão 3D para construir na superfície lunar.

No ano passado, a NASA revelou os novos trajes especiais – fabricados pela empresa Axiom Space – que os astronautas usarão na Lua. Mais recentemente, astronautas da agência espacial norte-americana testaram o elevador da SpaceX que será utilizado na Lua.

NASA convida o público a enviar seus nomes para a Lua

Na última semana, a NASA convidou o público para enviar seus nomes para nosso satélite natural. A ação promocional gira em torno do VIPER, o primeiro rover lunar robótico da agência espacial, que irá explorar a região do Polo Sul da Lua.

O VIPER, programado para chegar à superfície lunar no final de 2024, terá equipamentos para medir a localização e concentração de gelo de água e outros recursos no satélite.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.