Mundo & História
China estuda utilizar impressão 3D para construções na Lua | Mundo & História
Foto: Pexels

China quer usar impressão 3D para construir na Lua

Sonda chinesa Chang’e-8 irá investigar o ambiente e a composição mineral da Lua; outras sondas chinesas também visitarão nosso satélite natural.

Da Agência Brasil. A China está planejando utilizar seu programa de exploração espacial para verificar a viabilidade do uso de tecnologia de impressão 3D para construir edifícios na superfície da Lua, informou o diário oficial China Daily.

A sonda Chang’e-8 terá como missão investigar o ambiente e a composição mineral do nosso satélite natural, além de testar se a tecnologia de impressão 3D pode ser usada nessas superfícies, disse o cientista Wu Weiren, da Administração Espacial da China.

Leia também: Novo atlas de Marte mostra ‘todo o planeta de uma só vez’

“Se quisermos estar presentes na Lua em longo prazo, temos que instalar estações com o uso de materiais lunares”, disse o especialista.

A data de lançamento da sonda ainda nem foi anunciada, mas diversas universidades chinesas, entre elas a Jiatong e a Tongji, já estão estudando possíveis aplicações da impressão 3D na Lua.

Outras sondas chinesas também irão à Lua

Na próxima fase do programa de exploração lunar da China, a Chang’e-8 será a terceira sonda chinesa a pousar na Lua. Segundo o jornal chinês, as sondas Chang’e-6 e Chang’e-7 devem ser enviadas primeiro.

O programa Chang’e (o nome é uma homenagem a uma deusa que, de acordo com uma lenda chinesa, vive na Lua) teve início em 2007, com o lançamento de uma primeira sonda.

Alguns feitos chineses no espaço

Nas últimas décadas, a China investiu milhões de dólares em seu programa espacial. O país enviou seu primeiro astronauta ao espaço em 2003. Anos depois, em 2019, aterrissou uma espaçonave no outro lado da Lua.

Em 2020, o país trouxe de volta amostras da Lua e concluiu o Beidou, seu sistema de navegação por satélite, uma espécie de concorrente do GPS norte-americano. Já em 2021, enviou um pequeno robô a Marte. O governo chinês já anunciou que pretende enviar astronautas ao nosso satélite natural até 2030.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.