Mundo & História
NASA convida o público a enviar seus nomes para a Lua | Mundo & História
Crédito: NASA

NASA convida o público a enviar seus nomes para a Lua

Em uma nova ação da agência espacial, nomes serão gravados em uma placa que viajará para a Lua a bordo do rover VIPER.

A NASA dará em breve mais um passo na História com o lançamento do VIPER, seu primeiro rover lunar robótico, que irá explorar a região do Polo Sul lunar. Este rover não apenas desvendará os mistérios da água na Lua, como também marcará a primeira missão de mapeamento de recursos em outro corpo celeste.

Leia também: Astronautas da NASA testam elevador da SpaceX que será usado na Lua

O VIPER, programado para chegar à superfície lunar no final de 2024 como parte da iniciativa de Serviços de Carga Lunar Comerciais da NASA, será equipado para medir a localização e concentração de gelo de água e outros recursos. Esses recursos têm o potencial de sustentar futuras explorações humanas não apenas na Lua, mas também em Marte e além.

Faça parte da História lunar: mande seu nome para a Lua!

O que torna o evento ainda mais especial é o convite aberto ao público para participar da missão histórica. A NASA convida entusiastas espaciais a adicionar seus nomes a uma placa que será levada a bordo do VIPER.

Leia também: 2023 no espaço: os acontecimentos espaciais mais importantes

Para participar, basta visitar o site oficial da nova ação da NASA, inserir seu nome e gerar um código personalizado (PIN) que será seu “cartão de embarque” lunar. Este PIN será essencial para acessar o cartão de embarque no futuro.

Missão do rover VIPER

Durante sua missão de 100 dias, o VIPER percorrerá vários quilômetros, explorando crateras e áreas permanentemente sombreadas – alguns dos lugares mais frios do sistema solar.

NASA convida o público a enviar seus nomes para a Lua | Mundo & História
Crédito: NASA

A coleta de amostras de diferentes tipos de solos e ambientes lunares será crucial para entender a distribuição de recursos como água congelada e outros voláteis, bem como sua origem cósmica.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.