Mundo & História
Astronautas da NASA testam elevador da SpaceX que será usado na Lua | Mundo & História
Crédito: SpaceX

Astronautas da NASA testam elevador da SpaceX que será usado na Lua

Elevador transportará equipamentos e tripulação entre o topo do módulo de pouso e a superfície lunar.

Os astronautas da NASA Nicole Mann e Doug “Wheels” Wheelock participaram recentemente de um teste de um modelo em escala reduzida de um elevador para o sistema de pouso humano Starship da SpaceX, que será utilizado nas missões Artemis III e IV da NASA à Lua.

O sistema de pouso humano Starship transportará dois astronautas da espaçonave Orion em órbita lunar até a superfície, servirá como habitat para a estadia de aproximadamente uma semana dos membros da tripulação na Lua e os transferirá da superfície de volta para a Orion.

Leia também: NASA quer perfurar luas para procurar por vida alienígena

O elevador transportará equipamentos e tripulação entre a área habitável da Starship, localizada próxima ao topo do módulo de pouso, e a superfície lunar, quando saírem para caminhadas lunares. O teste permitiu que os astronautas interagissem com um modelo funcional do sistema de elevador, servindo como uma demonstração prática do hardware e proporcionando a oportunidade de obter feedback valioso do ponto de vista da tripulação.

Trajes espaciais nos testes do elevador

Construído nas instalações da SpaceX em Hawthorne, Califórnia, o modelo do elevador possui uma seção de cesto em escala real com conjuntos mecânicos funcionais e interfaces de tripulação para testes. Durante a demonstração, os astronautas da NASA usavam trajes espaciais que simulam o tamanho e as restrições de mobilidade dos trajes que a tripulação enfrentará na Lua. Para a missão Artemis III, a tripulação usará novos trajes espaciais avançados desenvolvidos pela Axiom Space.

Leia também: SpaceX lança nave secreta ao espaço com sucesso

A tripulação trajada forneceu feedback sobre os controles do elevador, como fechos de portão, interfaces de implantação de rampa para entrar e sair do cesto do elevador, espaço disponível para carga e operações dinâmicas enquanto o cesto se movia ao longo de um sistema de trilhos verticais.

Primeira mulher e primeiro negro na Lua

A NASA está trabalhando para pousar a primeira mulher e a primeira pessoa negra na Lua sob o programa Artemis, explorando mais da superfície lunar do que nunca e se preparando para enviar humanos a Marte. O sistema de pouso humano é uma peça crítica da arquitetura de exploração espacial profunda, juntamente com o foguete Space Launch System, a espaçonave Orion, trajes espaciais e rovers avançados, e a estação espacial Gateway em órbita ao redor da Lua.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.