Mundo & História
SpaceX lança sua 90ª missão orbital do ano | Mundo & História
Falcon 9 coloca 23 satélites Starlink em órbita. Crédito: SpaceX.

SpaceX lança sua 90ª missão orbital do ano

Companhia colocou em órbita mais um lote de seus satélites de internet Starlink; marca de 90 missões orbitais é novo recorde da SpaceX.

A SpaceX colocou em órbita na madrugada de quinta-feira (7) mais um lote de seus satélites de internet Starlink. Um foguete Falcon 9 com 23 satélites decolou da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos, por volta das 05h07 no horário de Brasília, fazendo desta a 90ª missão orbital da SpaceX no ano de 2023.

O primeiro estágio do foguete retornou à Terra para um pouso vertical cerca de 8,5 minutos após seu lançamento. Ele pousou na embarcação não tripulada da companhia, intitulada “Just Read the Instructions“, que estava posicionada no Oceano Atlântico, na costa da Flórida. De acordo com a descrição da missão, este foi o nono lançamento e pouso deste propulsor em particular.

Já os 23 satélites Starlink foram programados para serem liberados do estágio superior do Falcon 9 na órbita baixa da Terra cerca de 65 minutos após a decolagem.

Megaconstelação de satélites

O Starlink é a megaconstelação de banda larga da SpaceX, que envia serviço de internet para pessoas ao redor do mundo. Segundo o astrofísico e especialista em rastrear satélites Jonathan McDowell, a gigante rede da companhia de Elon Musk atualmente reúne mais de 5.100 satélites ativos.

Leia também: SpaceX e Viasat lançam ao espaço maior satélite de internet do mundo

O lançamento dos 23 satélites foi registrado pela SpaceX também em sua conta oficial no X (antigo Twitter).

A marca de 90 missões orbitais da SpaceX em 2023 supera em bom número o recorde anterior, de 61 lançamentos, estabelecido no ano passado. Representantes da companhia disseram que esperam fazer 144 lançamentos em 2024.

Com informações de Space.com.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.