Rainha dinamarquesa Margrethe abdica após 52 anos no trono | Mundo & História

Margrethe acenando para a multidão da varanda durante as celebrações do Jubileu de Ouro, em 2022. (Wikimedia)

Por um desejo da mãe, a até então rainha Margrethe II, o príncipe herdeiro da Dinamarca, Frederik, foi formalmente proclamado rei pela primeira-ministra do país, Mette Frederiksen, neste domingo (14).

“Viva Sua Majestade o Rei Frederik, o Décimo”, declarou Frederiksen no balcão do Palácio de Christiansborg, ao lado de Frederik X.

“O príncipe herdeiro… é um rei que conhecemos, um rei que nos importamos e um rei em quem confiamos”, completou.

Rainha Margrethe II deixa trono depois de 52 anos

Após a abdicação de sua mãe, a rainha Margrethe II, que estava no trono há 52 anos como monarca, Frederik X ascendeu ao trono dinamarquês.

Leia também: Em discurso de Natal, rei Charles III diz que ‘planeta precisa ser protegido’

“Comprometido, dedicado, pelo Reino da Dinamarca”, disse Frederik X em um lema eleitoral logo após ser proclamado rei do país europeu.

Cerimônia de coroação começou cedo

Já no início do dia, a rainha Margrethe assinou uma declaração de abdicação e passou o trono para seu filho, o então príncipe herdeiro Frederik. A cerimônia foi acompanhada por milhares de pessoas que se reuniram na praça em frente ao palácio onde ocorreu a sucessão real.

Leia também: Filha de brasileira, rainha da Suécia completa 80 anos

Em seu discurso de Ano Novo, a rainha Margrethe anunciou que abdicaria em 14 de janeiro e entregaria o trono ao seu filho mais velho. A justificativa seria uma cirurgia nas costas que fez em fevereiro de 2023.

Da agência de notícias Xinhua.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá também!