Mundo & História
Papa Francisco canoniza primeira santa argentina | Mundo & História
Foto: Wikimedia

Papa Francisco canoniza primeira santa argentina

María Antonia de Paz y Figueroa, também conhecida como Mama Antula, abdicou de riquezas e dedicou sua vida à caridade.

O Papa Francisco canonizou a primeira santa argentina neste domingo (11) no Vaticano. María Antonia de Paz y Figueroa, também conhecida como María Antonia de San José ou Mama Antula, nasceu no dia 11 de fevereiro de 1730 em Villa Silípica (atual província de Santiago del Estero) e faleceu em 7 de março de 1799 em Buenos Aires.

Leia também: Papa pede que uso de IA seja regulamentado

María Antonia abdicou das riquezas de sua família, tornou-se jesuíta e dedicou sua vida à caridade. Ela foi declarada beata no dia 27 de agosto de 2016. Com a canonização, tornou-se a terceira pessoa nascida na Argentina a ser declarada santa e a primeira mulher do país com o título – os outros dois santos são Gabriel Bróchero e Héctor Valdivieso Sáez. Os restos de Mama Antula estão enterrados na Basílica da Piedade, no bairro de San Nicolás, no coração de Buenos Aires.

Milei na canonização da nova santa

O atual presidente da Argentina, Javier Milei, esteve presente na cerimônia de canonização. Ele ficou sentado à direita do Papa Francisco – também argentino –, perto do altar principal. Após a celebração, os dois se abraçaram. Milei fez uma postagem nas redes sociais dizendo “muito obrigado” ao Papa.

O encontro foi o primeiro entre as duas autoridades. Antes de se tornar presidente, Milei chegou a tecer duras críticas a Francisco e a chamar o líder religioso de imbecil, usando até mesmo palavrões para se referir e ele. Após virar presidente, no entanto, o tom mudou, gerando uma aproximação entre os dois.

Leia também: Estas são as sombrias previsões de Nostradamus para 2024

A cerimônia de canonização, que reuniu uma multidão de argentinos no local, foi considerada uma festa argentina em Roma. Além dos três santos, o país tem ainda nove beatos, que podem um dia ser canonizados.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.