Mundo & História
Itália lança 1º sapato desenhado por inteligência artificial | Mundo & História
Divulgação

Itália lança 1º sapato desenhado por inteligência artificial

Projeto nasceu através da colaboração entre duas empresas do país europeu; sapato traz tag interativa na sola.

(ANSA) – Uma empresa italiana lançou o primeiro sapato produzido à mão no país que foi desenhado pela inteligência artificial (IA).

O projeto nasceu da colaboração entre a Peron Shoes, uma indústria de calçados de Riviera Brenta [uma área da região metropolitana de Veneza], e a EZ Lab, uma empresa especializada em tecnologia blockchain.

Leia também: Itália começa a vender farinha de grilo como alimento humano

O sapato foi apresentado durante um evento sobre inteligência artificial realizado em Cannes, na França.

Sapato traz tag interativa na sola

O produto foi confeccionado artesanalmente por um profissional, mas a elaboração do design dele ficou sob responsabilidade da tecnologia, que desenvolveu o modelo após ser questionada sobre as próximas tendências para o mercado de luxo.

Leia também: Drones de transporte de sangue começam a operar na China

A sola do sapato tem uma espécie de tag que permite o consumidor, através do smartphone, acessar o passaporte digital do acessório, que contém informações em relação à sustentabilidade, rastreabilidade, origem e história da empresa responsável. (ANSA).

Em tempo

Em janeiro deste ano, o Papa Francisco cobrou a necessidade de uma regulamentação internacional da inteligência artificial para evitar que a tecnologia seja usada de forma distorcida.

O líder da Igreja Católica disse que é importante regulamentarmos ferramentas que, em mãos erradas, podem abrir cenários negativos. “Como tudo o que vem da mente e das mãos do homem, os algoritmos não são neutros. Portanto, é necessário agir preventivamente, propondo modelos de regulação ética para conter as implicações prejudiciais, discriminatórias e socialmente injustas”, acrescentou.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.