Mundo & História
Japão divulga fotos do solo lunar feitas pela sonda SLIM | Mundo & História
Imagem de computação gráfica mostra sonda SLIM cruzando a órbita da Lua. (Divulgação/JAXA)

Japão divulga fotos do solo lunar feitas pela sonda SLIM

Imagens foram divulgadas pela Agência Japonesa de Exploração Espacial; fotos de rochas lunares estão sendo analisadas.

A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), juntamente com a Universidade de Aizu e a Universidade de Ritsumeikan, divulgou nesta quinta-feira (25) imagens capturadas pela Câmera Multibanda (MBC) a bordo da SLIM, sonda não-tripulada de investigação lunar.

Após o pouso na Lua, ocorrido no último dia 19 de janeiro, e antes de desligar a energia da espaçonave, a MBC liberou o mecanismo de travamento para suportar o impacto no lançamento e pouso e, em seguida, realizou operações de varredura.

Leia também: Japão se torna o 5º país do mundo a pousar na Lua

A varredura tem por finalidade fazer um exame preliminar das rochas de interesse científico que estão situadas ao redor do local de pouso da SLIM. A partir de 257 capturas monocromáticas de baixa resolução, uma imagem maior de paisagem foi criada. Com base nessa imagem, uma equipe está separando rochas de interesse, atribuindo um apelido a cada uma delas, com a intenção de comunicar seus tamanhos relativos pelos nomes.

Japão divulga fotos do solo lunar feitas pela sonda SLIM | Mundo & História
À esquerda: o mosaico de fotos. À direita: apelidos estão sendo atribuídos às rochas lunares.

A alunissagem da SLIM

No pouso, devido a uma falha em um de seus dois motores principais, a SLIM acabou ficando equilibrada “de nariz”, em vez da base. Por conta disso, os painéis solares não estão apontando corretamente para o Sol e a bateria não está carregando.

Leia também: NASA dispara laser contra sonda indiana na Lua

A sonda foi desligada com cerca de 12% de carga para poder esperar por um momento em que o Sol esteja em uma posição que talvez consiga atingir os painéis solares. Antes de pousar, ela soltou duas sondas “rovers”, e uma delas conseguiu tirar uma foto da SLIM, que comprovou o problema.

Japão divulga fotos do solo lunar feitas pela sonda SLIM | Mundo & História
Foto que um dos “rovers” fez da sonda SLIM e da superfície lunar. (Divulgação/JAXA)

A JAXA informou que conseguiu receber dados da SLIM por pouco menos de 3 horas após a alunissagem. De acordo com a agência espacial, o envio das informações foi feito antes de a sonda ser colocada em modo de economia de energia.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.