Mundo & História
NASA dispara laser contra sonda indiana na Lua | Mundo & História
Goddard Space Flight Center da NASA/Universidade do Estado do Arizona

NASA dispara laser contra sonda indiana na Lua

Disparo faz parte de experimento para localizar alvos com precisão na superfície lunar a partir da órbita.

O Lunar Reconnaissance Orbiter (Orbitador de Reconhecimento Lunar ou LRO, na sigla em inglês), uma espaçonave robótica da NASA que está orbitando a Lua, disparou um laser contra a sonda Vikram, da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO), que atualmente está no satélite natural fazendo pesquisas.

O disparo, no entanto, faz parte de um experimento científico. O que o laser atingiu, especificamente, foi um pequeno dispositivo do tamanho de um biscoito (este da foto abaixo) localizado na Vikram.

NASA dispara laser contra sonda indiana na Lua | Mundo & História
Goddard Space Flight Center da NASA

Considerado um sucesso, o experimento marca um feito inédito em comunicações espaciais e abre as portas para um novo estilo de localizar alvos com precisão na superfície da Lua.

O laser e o refletor: parceria entre NASA e ISRO

A bem-sucedida experiência de luz a laser entre a LRO e a Vikram ocorreu no dia 12 de dezembro de 2023, com o orbitador transmitindo pulsos de laser em direção à sonda e depois registrando a luz que retornou.

Leia também: Sementes de batata expostas ao espaço entram em estágio de plantio

“Mostramos que podemos localizar nosso retrorefletor na superfície a partir da órbita da Lua”, disse Xiaoli Sun, que liderou a equipe no Centro de Voo Espacial Goddard da NASA em Greenbelt, Maryland. O Centro desenvolveu o retrorefletor colocado na Vikram como parte de uma parceria entre a NASA e a ISRO.

“O próximo passo é aprimorar a técnica para que ela possa se tornar rotineira para missões que desejam usar esses retrorefletores no futuro”, disse Sun em um comunicado da NASA.

Leia também: NASA convida o público a enviar seus nomes para a Lua

A Vikram pousou perto do polo sul lunar em 23 de agosto de 2023, na missão pioneira Chandrayaan-3 da Índia, que também incluía um rover chamado Pragyan. Vikram carregava em seu corpo a pequena Matriz de Retrorefletores a Laser da NASA, ou LRA, abreviado.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.