Mundo & História
Índia ultrapassa China e agora é o país mais populoso do planeta | Mundo & História
Foto: Pexels / Maahid Mohamed

Índia ultrapassa China e agora é o país mais populoso do planeta

Dados são de números divulgados pela ONU, que faz o “censo” dos países desde 1950; Índia também tem uma população mais jovem se comparada com a China.

A Índia ultrapassou a China em número de habitantes neste mês de abril, tornando-se agora a nação mais populosa do mundo. Os dados são da Organização das Nações Unidas (ONU).

O “censo” das Nações Unidas mostra 1,425 bilhão de habitantes na China e 1,428 bilhão na Índia. É a primeira vez, desde 1950 – quando a ONU passou a contabilizar dados populacionais dos países –, que os chineses perdem o posto de nação mais populosa do mundo (o que nos faz refletir também que a maioria das pessoas vivas atualmente conheceu a China dessa forma).

Leia também: China quer usar impressão 3D para construir na Lua

Os dados da ONU mostram também um abismo entre estas duas nações e a terceira colocada no ranking. Com 334 milhões de habitantes, os Estados Unidos representam, aproximadamente, 23% da quantidade de pessoas da Índia e da China juntas. O Brasil figura na sétima posição da lista, com cerca de 216 milhões de habitantes.

As 10 nações mais populosas do mundo, segundo a ONU

• Índia – 1,428 bilhão;
• China – 1,425 bilhão;
• Estados Unidos – 334,6 milhões;
• Indonésia – 281,6 milhões;
• Paquistão – 232,9 milhões;
• Nigéria – 220,5 milhões;
• Brasil – 216,4 milhões;
• Bangladesh – 169,3 milhões;
• Rússia – 146,1 milhões;
• México – 132,7 milhões.

Entre os fatores que podem ter contribuído para a histórica mudança estão o envelhecimento da população da China e a política de controle populacional conhecida como “Política do Filho Único”, implementada em 1979 pelo governo chinês para conter o rápido crescimento populacional do país. Essa política determinava que os casais só poderiam ter um filho, sob pena de multa ou outras penalidades. No entanto, a política foi relaxada em 2015, passando a permitir que as famílias tenham até dois filhos.

Por outro lado, a Índia se vê hoje em dia com uma população mais jovem se comparada à China. A nova dona do posto de nação mais populosa do planeta apresenta uma taxa de fertilidade anual mais alta e uma queda na mortalidade infantil desde os anos 1990.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.