Mundo & História
Tecnologia de IA ajuda a interpretar comportamento social de animais | Mundo & História
Pixabay

IA ajuda a interpretar comportamento social de animais

Desenvolvida por pesquisadores chineses, tecnologia de IA pode identificar animais de aparência semelhante com mais de 90% de precisão.

Uma equipe de pesquisa chinesa desenvolveu uma tecnologia de inteligência artificial (IA) que aborda desafios cruciais na detecção precisa do comportamento social de animais, de acordo com o Instituto de Tecnologia Avançada de Shenzhen (SIAT), vinculado à Academia Chinesa de Ciências.

A parte mais difícil da análise do comportamento social multianimal é distinguir entre animais que parecem muito semelhantes ao mesmo tempo.

Leia também: Cientistas brasileiros rejuvenescem neurônios humanos em 30 anos

A nova tecnologia, o Atlas do Comportamento Social (SBeA), desenvolvido por pesquisadores do SIAT, pode identificar animais de aparência semelhante com mais de 90% de precisão, eliminando a necessidade de definir categorias de comportamento social com antecedência, o que pode ajudar a descobrir novas diferenças indefinidas no comportamento social animal.

Resultados mais precisos de gestos sociais com IA

O novo algoritmo também pode sintetizar efetivamente um grande volume de novos dados e treinar modelos com maior precisão, obtendo assim resultados mais precisos de estimativa de gestos sociais 3D, segundo Wei Pengfei, autor do estudo.

Leia também: Pesquisadores chineses desenvolvem pele eletrônica com regulação isotérmica

O SBeA é adequado para calcular com precisão a postura social 3D, identidade e módulos sociais finos em ratos, pássaros e cães domésticos, com potencial para aplicações entre espécies, explicou Wei.

O estudo foi publicado recentemente na revista Nature Machine Intelligence.

Da agência de notícias Xinhua.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.