Mundo & História
Fóssil de dinossauro encontrado na Argentina é um dos maiores da História | Mundo & História
Foto: Nicolas Chimento / Museu Argentino de Ciências Naturais

Fóssil de dinossauro encontrado na Argentina é um dos maiores da História

Nova espécie de dinossauro vivia na Patagônia; o osso do fêmur da criatura mede 1,90 metro e precisou ser dividido em três partes para ser carregado.

Paleontólogos da Argentina encontraram na região da Patagônia os restos de uma nova espécie gigantesca de dinossauro herbívoro de pescoço longo. Segundo os pesquisadores, o animal é um dos maiores já encontrados.

A descoberta ocorreu na Reserva Natural Pueblo Blanco, e os ossos do dinossauro eram tão grandes que fizeram a van que os transportaram a um laboratório de Buenos Aires tombar. Felizmente ninguém ficou ferido e os fósseis permaneceram intactos.

Fóssil de dinossauro encontrado na Argentina é um dos maiores da História | Mundo & História
Foto: Nicolas Chimento / Museu Argentino de Ciências Naturais

De acordo com o paleontólogo Nicolás Chimento, o incidente fez com que os cientistas batizassem a nova espécie de “Chucarosaurus diripienda“, que significa cozido e mexido, pois os ossos rolaram e sobreviveram ao acidente.

O maior dinossauro já descoberto no local

Pesando 50 toneladas e apresentando 30 metros de comprimento, o Chucarosaurus é o maior dinossauro já descoberto na província do Rio Negro, uma região montanhosa. A espécie teria habitado a região no período Cretáceo Superior, ao lado de predadores e outros animais como tartarugas marinhas e peixes.

Leia também: Descoberto dinossauro com pescoço 3 metros mais longo que um ônibus

O osso do fêmur da criatura, que mede 1,90 metro, foi dividido em três partes. Cada uma das partes pesa mais de 100 quilos e, ainda segundo os pesquisadores, foram necessárias pelo menos três pessoas para erguer cada uma.

A região da Patagônia é famosa por ter sido residência dos maiores dinossauros herbívoros do planeta. Entre as criaturas que viveram lá, está o colossal Patagotitan mayorum, considerado o maior dinossauro já descoberto. Os cientistas ainda não sabem explicar por que as espécies cresceram tão rápido – em alguns casos, nunca pararam de crescer durante a vida.

Via CNN.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.