Mundo & História
Cientistas descobrem dinossauro com pescoço 3 metros mais longo que um ônibus | Mundo & História
Crédito: Wikimedia Commons

Cientistas descobrem dinossauro com pescoço 3 metros mais longo que um ônibus

Mesmo com essa característica recorde, o saurópode chinês Mamenchisaurus sinocanadorum não é o maior dinossauro já descoberto.

A análise do fóssil de um dinossauro saurópode chinês, o Mamenchisaurus sinocanadorum, do período Jurássico Superior, identificou que o animal tinha um pescoço com mais de 15 metros de comprimento — de acordo com os pesquisadores, o maior já identificado entre estas criaturas extintas.

A espécie analisada na pesquisa — publicada nesta quarta-feira (15) na revista científica britânica Journal of Systematic Paleontology — foi descoberta em 1987 em rochas de cerca de 162 milhões de anos da Região Autônoma de Xinjiang Uyghur, no noroeste da China.

Segundo a equipe internacional, liderada pelo paleontólogo Andrew J. Moore, da Universidade Stony Brook, os saurópodes tinham como característica chave corpo gigante e pescoço longo. Entretanto, o fóssil analisado apresentava um pescoço com aproximadamente 15,1 metros. A título de comparação, isto é cerca de 3 metros mais longo que um ônibus escolar e seis vezes mais longo que o pescoço das girafas.

PODEM EXISTIR PESCOÇOS AINDA MAIORES

Os peleontólogos avaliam que, dos dinossauros identificados, os saurópodes são os com maiores pescoços, mas que podem existir outros com pescoços maiores. “É muito difícil enterrar um animal tão grande em sedimentos e assim protegê-lo para a fossilização”, afirma um comunicado da Universidade Stony Brook. “A má preservação desses espécimes e de seus parentes mais próximos torna as estimativas do comprimento do pescoço especulativas”, dizem.

Leia também: Fóssil de formiga gigante é encontrado no Canadá e intriga pesquisadores

Segundo o professor Moore, a equipe envolvida conseguiu reconstruir as relações evolutivas e fazer comparações com os esqueletos completos de parentes próximos, o que permitiu concluir que o dinossauro tinha 15,1 metros de comprimento. “Com um pescoço de 15 metros de comprimento, parece que o Mamenchisaurus sinocanadorum pode ser um recordista – pelo menos até que algo mais longo seja descoberto”, explica o especialista.

Apesar da conclusão, alguns pontos não puderam ser explicados pela análise do fóssil. De acordo com Moore, ainda é um mistério entender como os dinossauros puderam desenvolver um pescoço tão longo e ter corpos tão grandes sem desmoronar sob o próprio peso.

Via Correio Braziliense.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Add comment

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.