Mundo & História
Escavações na Itália revelam esqueletos milenares abraçados | Mundo & História
Esqueletos encontrados em Fano, centro da Itália. (Foto: EPA)

Escavações na Itália revelam esqueletos milenares abraçados

Corpos datam da Alta Idade Média e seriam de mãe e filho; outras escavações recentes na Itália têm revelado descobertas semelhantes.

(ANSA) – Escavações em um sítio arqueológico no centro da Itália revelaram dois esqueletos da Alta Idade Média abraçados, provavelmente uma mãe que aperta um filho contra o peito.

A sepultura foi localizada na cidade de Fano, na província de Pesaro Urbino e, de acordo com arqueólogos, não possui bens funerários, portanto é difícil estabelecer com exatidão a idade das ossadas, mas análises estratigráficas colocam sua origem entre os séculos 6 e 10 da era comum.

“Sabemos com certeza que trata-se de um adulto e um menino, e as primeiras informações indicam que o adulto parece ser efetivamente uma mulher, ainda que, para garantir que seja a mãe, seja necessário analisar o DNA dos restos mortais”, disse à ANSA a arqueóloga Ilaria Venanzoni, da Superintendência de Belas Artes das províncias de Ancona e Pesaro Urbino.

“De qualquer maneira, é plausível que seja um familiar abraçando o menino”, acrescentou. No mesmo local, durante a reforma da pavimentação de uma praça em Fano, foram encontrados recentemente outros dois túmulos com um feto e um recém-nascido.

“Nesta zona, escavações do passado também já haviam identificado restos romanos talvez pertencentes a uma casa ou uma estrutura termal”, declarou Venanzoni. ANSA)

Obra em ponto turístico de Veneza revela tumba medieval

Também recentemente, escavações na Piazza San Marco, em Veneza, para restaurar os blocos de pedra do pavimento, acabaram revelando uma antiga tumba medieval. A arqueóloga Sara Bini, que coordena o trabalho, explicou que foram encontrados sete esqueletos em uma tumba comum, remontando ao fim da Idade Média, onde ficava a igreja de San Geminiano.

A descoberta surpreendeu os arqueólogos locais, já que a obra de reparo foi feita pela prefeitura simplesmente para recondicionar os “masegni” – os blocos de pedra usados para pavimentar áreas públicas –, deteriorados pelas águas altas da icônica cidade italiana.

Mais sobre a Itália

Florença reabre museu científico mais antigo da Europa
Itália restitui fóssil de 110 milhões de anos ao Brasil
Italiano encontra um dos meteoritos mais raros do mundo

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.