Mundo & História
Florença reabre museu científico mais antigo da Europa | Mundo & História
Espaço foi inaugurado em 1775 e fica no Palazzo Torrigani. (Foto: Wikimedia)

Florença reabre museu científico mais antigo da Europa

Museu Specola passou por um grande processo de revitalização; inaugurado em 1775, espaço ganhou novas salas.

(ANSA) – Após permanecer quatro anos fechado em virtude de uma grande obra de revitalização, a cidade de Florença, na Itália, reabriu ao público o museu científico mais antigo da Europa.

O local, chamado de Museo della Specola, é conhecido por sua coleção de modelos anatômicos em cera do século 18.

O espaço foi inaugurado em 1775 e fica no Palazzo Torrigani.

Museu ganhou novas salas

A intervenção, que custou por volta de seis milhões de euros, criou novas salas dedicadas aos primórdios da modelagem em cera, das ceras botânicas e da mineralogia. Um dos principais destaques das novas alas é uma coleção de pedras trabalhadas que pertencia aos Medici, poderosa família italiana de banqueiros, políticos e artistas que comandou Florença durante o Renascimento.

Leia também: Itália restitui fóssil de 110 milhões de anos ao Brasil

A exposição também ilustra a evolução dos minerais com exemplares muito raros, desde turmalinas e hematitas de Elba até enxofre da Sicília, cristais de topázio e água-marinha do Brasil. (ANSA).

Mais sobre Itália e Ciência

Italiano encontra um dos meteoritos mais raros do mundo
Itália começa a vender farinha de grilo como alimento humano
Menor anfíbio do mundo é brasileiro! Conheça o sapinho pulga
Pesquisa italiana cria ‘nariz eletrônico’ que identifica vinhos

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.