Às 22:07 (horário de Brasília) o potente foguete Falcon Heavy, da SpaceX, disparou seus 27 motores Merlin e deixou o solo, levando, na missão USSF-52, a nave secreta X-37B à órbita terrestre, após vários adiamentos.
O lançamento ocorreu sem nenhum problema. Após 1m15s, o foguete passou pelo evento chamado de “Max-Q” – o ponto em que, em função de sua velocidade, área e pressão atmosférica, um foguete experimenta o máximo esforço aerodinâmico em sua trajetória.
Sem maiores intercorrências, aos 2m31s houve o desligamento dos motores dos dois boosters laterais (que são, eles próprios, dois foguetes Falcon 9 reutilizados de várias missões anteriores).
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O núcleo do primeiro estágio continuou funcionando até que, aos 4 minutos de voo, este também foi desligado e ejetado. Neste momento, a velocidade já era de 13.800 km/h e a altitude, 119 km, já bem fora da atmosfera. O segundo estágio disparou seu motor Merlin – uma versão ajustada para operação no vácuo – e encarregou-se da propulsão pelo restante da viagem. Após alguns segundos, a capa protetora da carga útil abriu-se, expondo o X-37B ao espaço. O núcleo do primeiro estágio do foguete não foi recuperado, vindo a cair no oceano Atlântico, conforme designado para esta missão.
Enquanto isso, os dois boosters desciam e manobravam pela atmosfera, visando as coordenadas do pouso, na base da Força Espacial em Cabo Canaveral. O pouso dos dois boosters ocorreu 8m31s após o lançamento.
Missão secreta: SpaceX não revelou mais detalhes
Todo este processo foi disponibilizado em vídeo ao vivo pela SpaceX. Entretanto, por se tratar de uma missão secreta, nenhuma imagem ou informação foi dada com relação ao segundo estágio e sua carga útil (a nave autônoma reutilizável X-37B).
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A considerar a duração das missões anteriores, é de se esperar que desta vez a nave permaneça no espaço por cerca de três anos (ou mais) realizando seus experimentos e observações. Espera-se que em breve sua posição e órbita seja determinada por observadores entusiastas; dependendo da altitude que alcançar, talvez seja possível vê-la, como já ocorreu em ocasiões anteriores.
Paolo Fabrizio Pugno é engenheiro eletricista e apaixonado por tudo relacionado à exploração do espaço. É autor do livro “Ano 2023: Missão Europa” (1982) e de diversos contos de FC publicados na revista Histórias Extraordinárias.