Mundo & História
Artefatos encontrados na China indicam atividades humanas há mais de 55 mil anos | Mundo & História
Xinhua

Artefatos encontrados na China indicam atividades humanas há mais de 55 mil anos

Mais de 10 mil peças de barro e pedra e mais de 2.500 itens feitos de osso ou chifre estão entre os achados.

Um grande número de artefatos feitos de pedra, osso e chifre foi desenterrado no Sítio de Chuandong, distrito de Puding, província de Guizhou, no sudoeste da China, indicando atividades humanas pré-históricas que remontam a mais de 55 mil anos.

Leia também: Fósseis sul-africanos revelam detalhes de um temido mamífero predador

Acredita-se que o local, descoberto em 1978, tenha tido atividade desde o final do período Paleolítico Médio, passando pelo fim do Período Paleolítico e pelo Período Neolítico.

Camada de solo rica em artefatos

Ao longo de dois anos de trabalho de escavação, o terceiro desde 1978, os pesquisadores descobriram uma nova camada de solo onde encontraram mais de 100 mil ossos de animais, mais de 10 mil peças de barro e pedra e mais de 2.500 itens feitos de osso ou chifre.

Artefatos encontrados na China indicam atividades humanas há mais de 55 mil anos | Mundo & História
Xinhua

Um fóssil de um dente molar do Homo sapiens sapiens datado de aproximadamente 50 a 60 mil anos foi descoberto, de acordo com especialistas do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia da Província de Guizhou e do Instituto de Paleontologia e Paleoantropologia de Vertebrados da Academia Chinesa de Ciências.

Artefatos encontrados na China indicam atividades humanas há mais de 55 mil anos | Mundo & História
Xinhua

Os pesquisadores também escavaram três sepulturas que datam de cerca de 10 mil anos, encontrando ossos humanos e artefatos ósseos, incluindo um anzol de peixe.

Leia também: Pele fossilizada semelhante à de crocodilo é a mais antiga já descoberta

Durante as duas escavações anteriores, mais de 10 mil peças de pedra, artefatos ósseos, fósseis animais e humanos, bem como dois crânios humanos quase completos foram descobertos.

Da agência Xinhua.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.