Mundo & História
Japão divulga fotos do solo lunar feitas pela sonda SLIM | Mundo & História
Imagem de computação gráfica mostra sonda SLIM cruzando a órbita da Lua. (Divulgação/JAXA)

Sonda japonesa SLIM volta a operar na Lua

Antes com bateria fraca, sonda SLIM recebeu ajudinha da luz do Sol e está recuperando carga.

A sonda japonesa SLIM voltou a operar, segundo informe da JAXA (agência espacial japonesa).

Após realizar uma aproximação suave e de alta precisão, a sonda pousou tombada sobre seu “nariz” devido à falha em um de seus motores principais; com isso, seus painéis solares não ficaram corretamente posicionados, fazendo com que suas baterias não pudessem ser recarregadas.

Leia também: Japão se torna o 5° país do mundo a pousar na Lua

A agência japonesa preferiu colocar a sonda em modo “standby” para economizar a pouca energia restante nas baterias, aguardando um momento em que a luz do Sol poderia incidir sobre os painéis solares, ao longo do “dia” lunar. E parece que este momento chegou; a sonda está recuperando carga e foi ligada novamente.

Ela provavelmente continuará operando até a chegada da “noite” lunar, em alguns dias, quando provavelmente será desligada novamente. Não se prevê que ela sobreviva à fria noite lunar, não tendo sido construída com essa característica.

A chegada da sonda SLIM à Lua

A sonda SLIM pousou com sucesso na superfície lunar às 12h20 (horário de Brasília) do dia 19 de janeiro de 2024 (exatamente há 10 dias).

Leia também: Japão divulga fotos do solo lunar feitas pela sonda SLIM

Com o triunfo da missão, o Japão entrou na seleta lista de nações que conseguiram alcançar o feito, que foram Estados Unidos, a antiga União Soviética, China e Índia.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Paolo Fabrizio Pugno

Paolo Fabrizio Pugno é engenheiro eletricista e apaixonado por tudo relacionado à exploração do espaço. É autor do livro "Ano 2023: Missão Europa" (1982) e de diversos contos de FC publicados na revista Histórias Extraordinárias.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.