Mundo & História
Rocket Lab alcança marca de 10 lançamentos em 2023 | Mundo & História
Rocket Lab / Divulgação

Rocket Lab alcança marca de 10 lançamentos em 2023

Empresa norte-americana do segmento aeroespacial colocou um satélite japonês em órbita usando seu 42º foguete Electron.

A Rocket Lab, empresa norte-americana do segmento aeroespacial, lançou na última sexta-feira (15) com sucesso seu 42º foguete Electron, colocando em órbita um satélite da iQPS, empresa japonesa especializada em imagens do planeta Terra.

A missão foi a décima da Rocket Lab no ano de 2023, superando o recorde anual anterior de nove lançamentos em 2022. De acordo com dados da própria companhia, pelo quinto ano consecutivo o Electron manteve o título de segundo foguete norte-americano com mais frequência anual de lançamentos.

Satélite homenageia deus japonês da Lua

Batizada de “The Moon God Awakens” (O Despertar do Deus da Lua), a missão responsável pela quebra do recorde foi lançada do Pad B no Complexo de Lançamento 1 da Rocket Lab, na Nova Zelândia, às 17:05 (horário local).

Nomeado em homenagem ao deus japonês da Lua, o satélite iQPS-SAR-5 “TSUKUYOMI-I” é um satélite de radar de abertura sintética (SAR) que coletará imagens de alta resolução da Terra.

Rocket Lab alcança marca de 10 lançamentos em 2023 | Mundo & História
Modelo do satélite iQPS-SAR-5 “TSUKUYOMI-I” / iQPS / Divulgação

O satélite se junta a outro da iQPS já em órbita e faz parte do que ao final deverá ser uma constelação de 36 satélites capazes de monitorar a Terra em pontos fixos específicos a cada dez minutos.

Entusiasmo na Rocket Lab

O fundador e CEO da Rocket Lab, Peter Beck, fez um pronunciamento sobre a nova conquista. “Parabéns à nossa equipe por atingir um novo recorde anual de lançamentos de dez missões, consolidando ainda mais a posição da Electron como o principal veículo de lançamento de pequeno porte em todo o mundo”, comemora.

Rocket Lab alcança marca de 10 lançamentos em 2023 | Mundo & História
O satélite iQPS-SAR-5 “TSUKUYOMI-I” / Rocket Lab / Divulgação

Além de ter contribuído para estabelecer um novo recorde, a missão bem sucedida reforça uma tendência na Rocket Lab: fornecer lançamentos personalizados e dedicados. “Foi um privilégio fornecer à equipe da iQPS uma viagem dedicada à órbita em um cronograma acelerado e estamos honrados em desempenhar um papel fundamental na construção de sua constelação SAR com o Electron”, acrescentou.

Leia também: Ariel, o telescópio espacial que irá analisar mil exoplanetas

No início de dezembro, a também norte-americana SpaceX comemorou o lançamento de sua 90ª missão em 2023, o que também representou uma quebra de recorde para a companhia do magnata Elon Musk. O número segue subindo.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.