Mundo & História
Nova missão da NASA irá estudar o céu ultravioleta | Mundo & História
Núcleo da galáxia espiral barrada NGC 1097 como visto pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA. Crédito: ESA/Hubble & NASA, D. Sand, K. Sheth

Nova missão da NASA irá estudar o céu ultravioleta

Batizado de UVEX (UltraViolet EXplorer), telescópio espacial deve ser lançado em 2030 e irá pesquisar também estrelas e explosões estelares.

À medida que a NASA explora o desconhecido no ar e no espaço, uma nova missão para pesquisar a luz ultravioleta em todo o céu fornecerá à agência mais informações sobre como as galáxias e as estrelas evoluem. O telescópio espacial, chamado UVEX (UltraViolet EXplorer), deve ser lançado em 2030. A informação é da própria agência espacial.

Além de realizar um levantamento altamente sensível de todo o céu, o UVEX será capaz de apontar rapidamente para fontes de luz ultravioleta no universo. Isso permitirá capturar as explosões que ocorrem após as ondas gravitacionais causadas pela fusão de estrelas de nêutrons. O telescópio também carregará consigo um espectrógrafo ultravioleta para estudar explosões estelares e estrelas massivas.

Leia também: NASA dispara laser contra sonda indiana na Lua

“O UVEX da NASA nos ajudará a entender melhor a natureza das galáxias próximas e distantes, além de acompanhar eventos dinâmicos em nosso universo em mudança”, disse Nicola Fox, administradora associada da Diretoria de Missões Científicas da NASA em Washington. “Esta missão trará capacidades essenciais em luz ultravioleta próxima e distante para nossa frota de telescópios espaciais, fornecendo uma riqueza de dados de pesquisa que abrirão novos caminhos na exploração dos segredos do cosmos”.

Levantamento ultravioleta: um importante arquivo de dados

O levantamento ultravioleta do telescópio complementará os dados de outras missões que realizaram amplas pesquisas nesta década, incluindo a missão Euclid liderada pela ESA (Agência Espacial Europeia) com contribuições da NASA, e o Telescópio Espacial Nancy Grace Roman da NASA, previsto para ser lançado até maio de 2027. Juntas, essas missões ajudarão a criar um mapa moderno de nosso universo.

Leia também: NASA lança cartazes e cards gratuitos do Sistema Solar

“Com a inovadora nova missão UVEX se juntando ao nosso portfólio, ganharemos um importante arquivo de dados que terá um valor duradouro para a comunidade científica”, disse Mark Clampin, diretor da Divisão de Astrofísica na sede da NASA. “Este novo telescópio contribuirá para nossa compreensão do universo e abordará uma das principais prioridades em Astrofísica hoje: estudar mudanças passageiras no cosmos“.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.