Mundo & História
Noruega alerta população para se manter longe de 'baleia espiã' | Mundo & História
Jorgen Ree Wiig / Diretoria Norueguesa de Pescas / Sea Surveillance Service

Noruega alerta população para se manter longe de ‘baleia espiã’

Diretoria Norueguesa de Pescas disse que pessoas devem ‘evitar o contato’ com uma famosa beluga para evitar feri-la acidentalmente ou matá-la.

As pessoas devem “evitar o contato” com uma famosa baleia beluga para evitar feri-la acidentalmente ou matá-la, disse a Diretoria Norueguesa de Pescas.

A baleia, apelidada de Hvaldimir, ganhou fama internacional em 2019 depois de ser vista usando um cinto especialmente feito com suportes para uma câmera, levando especialistas a acreditar que a baleia pode ter sido treinada pelos militares russos.

Desde 2019, “viaja ao longo da costa norueguesa” com algumas paradas ao longo do caminho, de acordo com a direção, que acrescentou que Hvaldimir “tende a ficar em fazendas onde consegue capturar peixes”.

Hvaldimir segue barcos e brinca com quem está a bordo

A baleia, que é uma espécie protegida na Noruega, agora vive no interior do fiorde de Oslo, disse a direção.

Isso “significa que ela chegou a uma área muito densamente povoada, e o risco de que a baleia possa ser ferida devido ao contato humano se tornou significativamente maior”, acrescentou.

Noruega alerta população para se manter longe de 'baleia espiã' | Mundo & História
Jorgen Ree Wiig / Diretoria Norueguesa de Pescas

Em um comunicado na quarta-feira, o diretor de Pescas, Frank Bakke-Jensen, disse que “até agora houve apenas pequenos incidentes em que a baleia sofreu ferimentos leves, principalmente por contato com barcos”.

Leia também: Loonkito, um dos leões mais velhos do mundo, é morto no Quênia

Mas pediu às pessoas que mantenham distância, “mesmo que a baleia seja mansa e esteja acostumada a estar perto das pessoas”.

Entendendo um pouco da origem da baleia Hvaldimir

A intrépida e famosa beluga macho foi encontrada em 2019 por pescadores perto da cidade-porto de Hammerfest, localizada ao norte da Noruega. O animal, que trajava uma espécie de cinta com uma câmera – com um rótulo de “Equipamento São Petersburgo” – ficava se esfregando contra barcos em aparentes tentativas de se libertar.

Noruega alerta população para se manter longe de 'baleia espiã' | Mundo & História
Aviso no porto de Hammerfest em norueguês e em inglês alertando contra a interferência com Hvaldimir / Wikimedia

Depois de ser libertado da cinta pelos homens, Hvaldimir permaneceu na área e se mostrou bem à vontade com a presença de humanos, como se já estivesse acostumada.

As especulações de que o animal teria sido treinado pela Rússia como baleia-espiã o levaram a ser apelidado de Hvaldimir, um trocadilho com hval (baleia em norueguês) e Vladimir Putin.

Com informações de CNN.com.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.