Quando o assunto é o animal com a audição mais apurada, os morcegos sempre estão entre os primeiros chutes. E não é para menos! Estes mamíferos alados possuem sim uma audição bem aguçada, e são dotados também de muitos truques, como você verá a seguir.
Os morcegos utilizam o recurso da ecolocalização, emitindo ondas sonoras e interpretando os ecos que retornam para localizar obstáculos e presas com extrema precisão, mesmo no escuro. A capacidade auditiva dos morcegos é tão avançada que eles podem detectar sons em frequências que vão de 20 Hz até 200 kHz, uma faixa muito mais ampla do que a dos seres humanos, que ouvem entre 20 Hz e 20 kHz.
A audição mais apurada do mundo
Apesar de serem animais cercados de talentos, os famosos “ratos voadores” não são as criaturas com a audição mais aguçada do mundo. Há quem ainda escute melhor que eles, e estamos falando da traça-da-cera (Galleria mellonella), conhecida por possuir uma audição extremamente sensível! Mas antes de falarmos detalhadamente sobre isso, vamos entender quem é a traça-da-cera.
Comummente conhecida como traça-da-cera ou traça-da-colmeia, a A Galleria mellonella é uma traça pertencente à família das Pirálidas, e uma espécie de insetos lepidópteros (uma famosa ordem de insetos que inclui borboletas e mariposas). Insetos dessa ordem caracterizam-se principalmente pelas suas asas cobertas de escamas coloridas e por diversas vezes brilhantes.
A aguçada audição da traça-da-cera
A traça-da-cera é capaz de detectar sons em frequências muito altas. Estudos já mostraram que este formidável inseto pode ouvir frequências que se aproximam de 300 kHz, o que é significativamente mais alto do que o alcance auditivo dos morcegos. Este nível de sensibilidade auditiva permite que a traça-da-cera detecte e evite predadores. E entre seus principais predadores estão os… morcegos, que, como já falado, utilizam a ecolocalização – inclusive para caçar.
Leia também: Caranguejos estão ‘vestindo’ o lixo descartado pelo Homem
Até onde se sabe, a traça-da-cera é então o animal com a audição mais apurada do mundo. Falando de forma mais prudente, a audição da Galleria mellonella é possivelmente a de maior sensibilidade à frequência que qualquer outro animal. Ou outra forma de dizer isso é que a traça-da-cera possui a audição mais apurada do mundo em termos de frequências que pode detectar. Isto a torna um dos animais com a audição mais sensível do planeta.
Em tempo
Este bichinho tem também outro talento. Em 2017 descobriu-se que a larva da traça-da-cera tem a capacidade de biodegradar polietileno (PE), um tipo de plástico comumente usado em sacolas de supermercado e embalagens. Mais que isso, as larvas da traça-da-cera podem transformar o polietileno em etilenoglicol (um tipo específico de álcool), o que pode vir a ser utilizado de alguma forma para combater a poluição.
Leia também: Itália começa a vender farinha de grilo como alimento humano
Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História.