O maior iceberg do mundo, o A23a, encalhou e não está mais em rota de colisão com uma ilha britânica localizada no sul do Atlântico.
Especialistas afirmam que o bloco de gelo parou de se mover a cerca de 70 km de distância da ilha, que fica na Geórgia do Sul. O local é refúgio de animais selvagens, principalmente pinguins-rei, leões-marinhos, focas e espécies marinhas raras.
A aproximação da massa de gelo bloquearia rotas de alimentação essenciais para estes animais.
O imenso iceberg
O iceberg não se move desde o dia primeiro de março. Com um peso de aproximadamente três trilhões de toneladas, o gigantesco bloco de gelo tem mais de 3 mil quilômetros quadrados, o dobro do tamanho da região metropolitana de Londres.
Planeta perde 6,5 trilhões de toneladas de gelo em 23 anos
Um estudo divulgado recentemente apontou que, entre os anos de 2000 e 2023, o planeta Terra perdeu anualmente 273 bilhões de toneladas de gelo nos glaciares continentais. A quantidade representa quase o consumo total de água da humanidade em aproximadamente três décadas.
Segundo a pesquisa, em 23 anos, a perda de massa das geleiras globais foi de cerca 6,5 trilhões de toneladas, valor que contribuiu com o aumento mundial do nível do mar em 18 milímetros.
+ Brasil registra o ano mais quente de sua história em 2024
+ Deserto na Arábia Saudita amanhece coberto de neve
+ Monte Fuji fica sem neve pela primeira vez em 130 anos
O estudo, coordenado pelo Serviço de Monitoramento Mundial do Gelo, realizado em parceria com diversas instituições internacionais e publicado na revista Nature, não inclui o Ártico e a Antártida.
Com informações da ANSA.