Entre 2000 e 2023, o planeta perdeu 273 bilhões de toneladas de gelo nos glaciares continentais por ano, quantidade que representa quase o consumo total de água da humanidade em aproximadamente três décadas.
📱 Clique aqui e participe do canal do Mundo & História no WhatsApp
O estudo, coordenado pelo Serviço de Monitoramento Mundial do Gelo, realizado em parceria com diversas instituições internacionais e publicado na revista Nature, não inclui o Ártico e a Antártida.
De acordo com a pesquisa, em 23 anos, a perda de massa das geleiras globais foi de cerca 6,5 trilhões de toneladas, valor que contribuiu com o aumento mundial do nível do mar em 18 milímetros.
+ Clima extremo mata quase 800 mil pessoas no mundo em 30 anos
+ Brasil registra o ano mais quente de sua história em 2024
+ Deserto na Arábia Saudita amanhece coberto de neve
“Isso é o que a população mundial inteira consumiu de água em 30 anos, tendo como base três litros por pessoa por dia”, comparou o coordenador do projeto, Michael Zemp, da Universidade de Zurique, na Suíça.
Além da elevação do nível dos oceanos, o derretimento das geleiras também impacta diretamente nas condições ambientais de diversas regiões, como na Ásia Central e na comunidades ao redor da Cordilheira dos Andes. (ANSA).