Mundo & História
Hungria e China emitem conjuntamente selos especiais para marcar Ano do Dragão | Mundo & História
Attila Volgyi/Xinhua

Hungria e China emitem selos especiais para marcar o Ano do Dragão

Emitida em Budapeste, folha de selos postais comemorativos do Ano do Dragão traz par de dragões desenhados por artista húngara.

Uma folha de selos postais comemorativos marcando o próximo Ano Novo Lunar Chinês, o Ano do Dragão, foi emitida em Budapeste. Os selos foram emitidos na última quinta-feira (1°) pelo Correio Húngaro, em colaboração com a Embaixada da China na Hungria, o Ministério da Economia Nacional da Hungria e o Centro Cultural da China em Budapeste.

Leia também: França emite selos especiais para marcar o Ano do Dragão

A folha de quatro selos, desenhada pela artista gráfica húngara Katalin Bodi, será impressa em 20 mil cópias. A designer usou vermelho e branco como fundo, com um par de dragões vermelhos desenhados sobre o fundo branco e outro par sobre o vermelho. As palavras “Ano do Dragão” foram inscritas no selo em chinês e em húngaro.

O dragão chinês

O típico dragão chinês, retratado nos selos, é uma criatura profundamente enraizada na cultura e na mitologia chinesas. Os dragões chineses são vistos como criaturas benevolentes e sábias, com corpos longos, flexíveis e serpentinos.

A cerimônia de emissão dos selos contou com a presença do embaixador da China na Hungria, Gong Tao, do ministro da Economia Nacional da Hungria, Marton Nagy, do presidente e CEO do Correio Húngaro, Barnabas Balczo, e de Jin Hao, diretor do Centro Cultural da China em Budapeste. A cerimônia foi realizada durante a recepção do Ano Novo Chinês da embaixada.

Gong Tao disse que, de acordo com o calendário chinês, 2024 é o Ano do Dragão, um símbolo de sorte, força e sabedoria para o povo chinês.

Cooperação entre os dois países

Entre as metas para 2024, o embaixador destacou o aprofundamento da cooperação entre os dois países no desenvolvimento da Iniciativa do Cinturão e Rota, bem como a promoção de intercâmbios subnacionais e culturais.

“A Hungria é hoje o parceiro comercial mais importante da China na Europa Central”, disse Nagy, observando que 2024 também marca o 75º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países.

Leia também: China emite cédula e moedas comemorativas para celebrar 2024

Balczo expressou a esperança de que a China e a Hungria usem os selos como um elo para conectar as longas e esplêndidas histórias e culturas dos dois países e promover ainda mais a amizade entre os dois povos.

O selo “Ano do Dragão” é o 11º selo comemorativo de ano novo emitido pelo Correio Húngaro.

Da Agência Xinhua.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.