Mundo & História
Grupo de astronautas europeus chega à Estação Espacial Internacional | Mundo & História
Divulgação/SpaceX

Grupo de astronautas europeus chega à Estação Espacial

Espanhol, italiano, sueco e turco ficarão por duas semanas na IIS e irão trabalhar em mais de 30 experimentos científicos.

Um grupo de astronautas europeus chegou com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS) no último sábado (20). A missão privada Ax-3, pertencente a uma empresa privada e financiada pelos governos da Turquia, Itália e Suécia, chegou ao destino mais de 24 horas depois da decolagem no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos.

Leia também: NASA lança cartazes e cards gratuitos do Sistema Solar

O lançamento ocorreu com um foguete Falcon 9, da SpaceX. A bordo estavam o espanhol Michael López-Alegría (no comando da missão), o coronel italiano Walter Villadei (que ocupava a função de piloto), o sueco Marcus Wandt e o turco Alper Gezeravci. O grupo foi recebido pelos sete astronautas a bordo da ISS, liderada pelo dinamarquês Andreas Mogensen.

Grupo de astronautas europeus chega à Estação Espacial Internacional | Mundo & História
Divulgação/SpaceX

Os recém-chegados astronautas europeus devem ficar por duas semanas na Estação Espacial Internacional e irão trabalhar em mais de 30 demonstrações e experimentos científicos focados na fisiologia humana e nos avanços tecnológicos industriais. Um vídeo do lançamento pode ser assistido no site oficial da missão.

Leia também: Sementes de batata expostas ao espaço entram em estágio de plantio

Com informações da ANSA.

Mais sobre estações espaciais

ISS posta foto da última lua cheia de 2023 vista do espaço
China lança espaçonave de carga Tianzhou-7 com sucesso

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.