Mundo & História
GPT Store: OpenAI estreia loja para usuários comprarem e venderem chatbots personalizados | Mundo & História
Imagem ilustrativa. (Pexels/Matheus Bertelli)

GPT Store: OpenAI estreia loja para usuários comprarem e venderem chatbots personalizados

Por meio de novos modelos de produtos, agentes de chatbots podem ser desenvolvidos com suas próprias personalidades ou temas.

A OpenAI lançou na quarta-feira (10) a GPT Store, um marketplace onde usuários pagos do ChatGPT podem comprar e vender agentes de chatbot especializados com base nos modelos de linguagem da empresa.

A companhia, cujo produto mais popular, o ChatGPT, ajudou a impulsionar o boom da IA, já oferece bots personalizados por meio de seu serviço pago ChatGPT Plus. A nova loja permitirá que os usuários ofereçam e monetizem uma gama mais ampla de ferramentas.

Por meio dos novos modelos, os agentes do chatbot podem ser desenvolvidos com personalidades ou temas próprios, incluindo modelos de negociação salarial, desenvolvimento de planos de aula e criação de receitas. Em um post anunciando o lançamento, a OpenAI disse que mais de 3 milhões de versões personalizadas do ChatGPT já foram criadas. A empresa também disse que planeja destacar ferramentas GPT úteis dentro da loja a cada semana.

GPT Store, uma APP Store de IA

A loja tem sido comparada com a App Store da Apple, estimulando novos desenvolvimentos no campo de IA. A loja GPT estava originalmente programada para estrear em novembro, mas seu lançamento foi adiado por turbulências internas na empresa no final do ano passado, quando o conselho da OpenAI demitiu Sam Altman como CEO. Ele retornou ao cargo uma semana depois, após uma demissão quase em massa de funcionários.

Leia também: Pesquisadores chineses desenvolvem pele eletrônica com regulação isotérmica

A empresa disse que lançaria um programa de compartilhamento de receitas no primeiro trimestre deste ano, por meio do qual os construtores serão pagos com base no engajamento do usuário com seus GPTs. Detalhes disso ainda não foram compartilhados.

Políticas de uso da GPT Store

Em um e-mail aos desenvolvedores da plataforma na semana passada, a OpenAI disse aos usuários para garantir que seus chatbots atendam às políticas de uso e às diretrizes de marca do GPT. A empresa destacou vários produtos já disponíveis em um comunicado à imprensa que acompanha o lançamento, incluindo os do aplicativo de design Canva e do aplicativo de caminhadas AllTrails.

A nova loja está disponível para assinantes de seus serviços premium ChatGPT Plus e Enterprise, assim como um novo nível de assinatura chamado Team, que custa 25 dólares por mês para cada usuário. Os assinantes da equipe também podem criar GPTs personalizadas para as necessidades de suas equipe.

Leia também: Mostra em São Paulo aborda coexistência humana com robôs

Principal produto da empresa, o ChatGPT foi lançado em novembro de 2022 com pouco alarde, mas rapidamente conquistou os consumidores, acumulando 100 milhões de usuários em questão de meses. A OpenAI também fabrica o software de geração de imagens DALL-E, embora ainda não esteja claro se a loja permitirá bots de imagem personalizados ou apenas chatbots personalizados.

Via The Guardian.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.