Mundo & História
Estudo sugere nova causa para extinção dos dinossauros | Mundo & História
Foto: Pixabay / ractapopulous

Estudo sugere nova causa para extinção dos dinossauros

Após analisarem amostras de rochas, cientistas consideram que altos níveis de toxinas no ar podem ter impedido a sobrevivência dos dinossauros.

Um novo estudo realizado por cientistas sugere que, mesmo antes de o meteoro que supostamente exterminou os dinossauros atingir a Terra, há 66 milhões de anos, nosso planeta já apresentava toxinas que poderiam acabar com toda a vida existente.

A pesquisa, publicada esta semana no periódico Science Advances, concluiu que naquele período não só a qualidade do ar era péssima como também a situação era ainda agravada por atividades vulcânicas, combinação que gerava temperaturas extremamente baixas.

O que teria tornado quase impossível a sobrevivência dos dinos?

Os cientistas analisaram os níveis de enxofre nas rochas dos Basaltos de Decão — que já foram uma das maiores formações vulcânicas do mundo, no centro-oeste da Índia — e perceberam que os altos níveis detectados poderiam ter causado condições consideradas extremamente desagradáveis.

De acordo com Sara Callegaro, geocientista da Universidade de Oslo, na Noruega, e co-autora do estudo, “o vulcanismo dos Basaltos de Decão preparou o cenário para uma crise biótica global, deteriorando repetidamente as condições ambientais ao forçar invernos vulcânicos curtos e recorrentes”.

Leia também: Fóssil de dinossauro encontrado na Argentina é um dos maiores da História

Ainda segundo a Callegaro, os altos níveis de enxofre teriam tornado quase impossível a sobrevivência não só dos dinossauros como também da maioria das formas de vida. Para a professora, as condições climáticas eram certamente instáveis, com repetidos invernos vulcânicos que poderiam ter durado décadas. Tal instabilidade dificultaria a vida de todas as plantas e animais.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.