Mundo & História
China supera Japão e se torna maior exportadora de veículos | Mundo & História
Resultado é puxado pelo impulso de Pequim aos carros elétricos. (BYD/Divulgação)

China supera Japão e se torna maior exportadora de veículos

Resultado é puxado pelo impulso de Pequim aos carros elétricos, que já respondem por cerca de um terço das vendas ao exterior.

(ANSA) – A China superou o Japão como maior país exportador anual de veículos no mundo.

Leia também: Veículos autônomos de entrega entram em operação no norte da China

Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (31) pela Associação Japonesa dos Fabricantes de Automóveis (Jama), o arquipélago do Sol Nascente vendeu ao exterior 4,42 milhões de veículos em 2023, número inferior aos 4,91 milhões reivindicados pela associação chinesa homóloga dias atrás.

Primeira vez da China na liderança

Essa é a primeira vez na história que a China assume o título de principal exportadora de veículos no mundo em um ano, resultado puxado pelo impulso do gigante asiático ao setor de carros elétricos, já responsável por cerca de um terço das vendas ao exterior.

Leia também: Índia agora é o país mais populoso do planeta

As marcas japonesas, por sua vez, têm apostado mais em veículos híbridos. (ANSA)

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.