Mundo & História
China lança novo satélite de retransmissão para comunicações Terra-Lua | Mundo & História
Foto: Xinhua/Pu Xiaoxu

China lança novo satélite para comunicações Terra-Lua

Etapa chave para suas futuras missões de exploração lunar, o satélite irá colher amostras do lado oculto da Lua.

A China lançou ao espaço um novo satélite de retransmissão nesta quarta-feira (20) para fornecer serviços de comunicação Terra-Lua, uma etapa chave para suas futuras missões de exploração lunar, como colher amostras do lado oculto da Lua. A informação é da agência de notícias Xinhua.

Um foguete Longa Marcha-8, carregando o satélite chamado Queqiao-2, ou magpie bridge-2, subiu ao céu às 8h31 do local de lançamento espacial de Wenchang, na Província de Hainan, no sul da China.

Satélite enviado com sucesso

Após 24 minutos de voo, o satélite se separou do foguete e entrou na órbita de transferência planejada entre a Terra e a Lua, com o perigeu a 200 quilômetros e o apogeu a 420 mil quilômetros. Os painéis solares e as antenas de comunicação do satélite foram desdobrados, de acordo com a Administração Espacial Nacional da China.

China lança novo satélite de retransmissão para comunicações Terra-Lua | Mundo & História
Foto: Xinhua/Yang Guanyu

O instrumento deve enviar sinais para ajudar em uma missão prevista para maio deste ano com robôs. Os chineses esperam que o satélite também ajude nos planos de enviar uma missão tripulada para a Lua em 2030.

Em tempo: telescópio chinês irá procurar exoplanetas

Um grande telescópio espectroscópico, projetado para procurar exoplanetas [um planeta fora do nosso Sistema Solar], está programado para ser concluído e colocado em operação no noroeste da China em 2026, segundo sua desenvolvedora, a Universidade Jiaotong de Shanghai.

O telescópio, denominado Telescópio Espectroscópico da Universidade Jiaotong, será construído na Montanha Saishiteng, perto da cidade de Lenghu, onde a Província de Qinghai estabeleceu um local de observação astronômica.

Com um espectrômetro de alta precisão, o telescópio será o primeiro do tipo no mundo. É esperado que o novo aparelho aumente de forma significativa a eficiência da detecção de exoplanetas.

Mais sobre a China

Pequim inaugura passeios de helicóptero sobre a Grande Muralha
Robôs humanoides chineses são apresentados em Pequim

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.