Mundo & História
A origem e a história das enciclopédias | Mundo & História
Foto: Pixabay / icsilviu

A origem e a história das enciclopédias

Ao longo dos séculos, as enciclopédias tornaram-se um dos instrumentos mais valiosos da cultura ocidental; relembre algumas famosas.

Você sabe de onde vem a enciclopédia e qual a origem da palavra? Sua história remonta há mais de dois mil anos, quando os primeiros filósofos gregos já se preocupavam em reunir e sistematizar todo o conhecimento humano acumulado até então. A palavra enciclopédia vem do grego “enkyklios paideia“, que significa “educação geral” ou “conhecimento completo”. Ela expressa a ideia de um conhecimento abrangente e que cobre todas as áreas do saber.

Ao longo dos séculos, a enciclopédia se tornou um dos instrumentos mais valiosos da cultura ocidental, permitindo a difusão e o aprofundamento do conhecimento em diversas áreas do saber, como história, ciências, literatura, artes, filosofia, religião, esportes e diversas outras. Por meio das enciclopédias, foi possível disseminar informações, promover debates e enriquecer a cultura em todo o mundo.

Leia também: Fósseis com 52 milhões de anos revelam nova espécie de morcego

Com o avanço da tecnologia, a enciclopédia foi evoluindo ao longo dos anos. No século XVIII, surgiram as primeiras enciclopédias impressas, como a famosa Encyclopédie, idealizada e editada pelo filósofo e escritor francês Denis Diderot (1713-1784) com a colaboração do também filósofo, físico e matemático Jean le Rond d’Alembert (1717-1783). Ela reunia os principais conhecimentos da época em 35 volumes.

No século XX, as enciclopédias eram queridas em muitas residências. Entre as mais famosas enciclopédias nos lares brasileiros estavam Barsa, Britannica, Conhecer e Delta Larousse. Ainda no mesmo século, elas ganharam novos formatos, como as versões em CD-ROM, que permitiam acesso mais rápido e interativo ao conteúdo. Nessa mídia, algumas das mais populares foram a Encarta (produzida pela Microsoft), a Grolier e a Compton’s Interactive Encyclopedia.

Com a popularização da internet e a expansão dos dispositivos eletrônicos, as enciclopédias se adaptaram novamente, desta vez como grandes sites, como a Wikipedia, ou aplicativos. Hoje em dia, é possível encontrar enciclopédias digitais em diversos formatos e plataformas, permitindo que o conhecimento esteja ao alcance de todos, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Add comment

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.