Mundo & História
Único habitante de vilarejo fantasma morre na Itália | Mundo & História
'Libero', como era conhecido, faleceu aos 76 anos. (Reprodução/Facebook)

Único habitante de vilarejo fantasma morre na Itália

‘Libero’, como era chamado, vivia sozinho no local que é reconhecido como patrimônio da Unesco e era uma referência para os turistas.

(ANSA) – O italiano Giuseppe Spagnuolo, que era conhecido por ser o único habitante do vilarejo fantasma de Roscigno Vecchia, na região da Campânia, morreu aos 76 anos.

“Libero”, como era chamado, vivia sozinho no local que é reconhecido como patrimônio da Unesco.

O idoso, que se transformou em uma espécie de guardião do vilarejo e exercia a função de guia turístico, faleceu em um hospital de Salerno em virtude de uma hemorragia interna.

Referência para visitantes do vilarejo

Spagnuolo vivia sozinho desde 2001, quando herdou o posto de Dorina, e era o grande símbolo do que sobrou de Roscigno Vecchia, local declarado como inutilizável no final dos anos 1900.

“Ele era verdadeiramente livre e especial, vivia como queria, podia e acreditava. Tão solitário e abusivo na sua existência mas sempre disponível para dar uma foto e um sorriso às crianças e desconhecidos”, escreveu a filha de “Libero”, Marilena.

Leia também: Arqueólogos encontram padaria em Pompeia que funcionava como prisão

O prefeito da Roscigno, Pino Palmieri, afirmou que o município perdeu uma pessoa que se tornou uma “referência para os turistas”. Além disso, o político declarou que o italiano era “mais famoso” do que o próprio vilarejo. (ANSA).

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.