Mundo & História
Missão Juice: sonda europeia já está a caminho de Júpiter | Mundo & História
Foto: Divulgação / Agência Espacial Europeia

Missão Juice: sonda europeia já está a caminho de Júpiter

Sonda científica tem como objetivo primário estudar as três das quatro grandes luas de Júpiter, durante três anos.

Da Agência Brasil (com informações da RTP) – A sonda científica Juice, da Agência Espacial Europeia (ESA), já está em órbita terrestre. O foguete Ariane V decolou do centro espacial europeu em Kourou, na Guiana Francesa, por volta das 9 horas da manhã (horário de Brasília), cerca de 24 horas após o seu lançamento ter sido adiado por más condições meteorológicas e riscos de tempestades.

A sonda Juice separou-se do lançador cerca de meia hora depois da decolagem. Uma hora e 18 minutos depois do lançamento, o diretor de voo da missão, o português Bruno Sousa, confirmava que todo os painéis solares da sonda estavam abertos e recolhendo energia para alimentar a ela e a todos os instrumentos de navegação até o planeta Júpiter.

As missões da sonda

Esta não é a primeira vez que que sondas exploratórias são enviadas a Júpiter. Por lá já passaram as sondas Pionner 10 e 11 (1973/74), as Voyager I e II (1979), Galileo (1995), Ulysses (1992), Cassini-Huygens (2000), New Horizons (2007) e Juno – esta última operacional desde 2016.

Leia também: NASA revela novo traje que os astronautas usarão na Lua

Mas a missão da Juice, a primeira de classe grande no programa Cosmic Vision 2015-2035, embora vá para a órbita do “gigante gasoso”, tem como objetivo principal estudar as três das quatro grandes luas de Júpiter, durante três anos.

Duração de viagem da Juice

Equipada com um conjunto de sensores remotos, geofísicos e instrumentos, a missão analisará as luas como objetos planetários e possíveis habitats. A Juice explorará também o ambiente complexo de Júpiter em profundidade e estudará o sistema como um arquétipo para gigantes gasosos existentes em todo o universo.

No entanto, vale segurar a ansiedade, pois os primeiros dados científicos da missão só serão apresentados em 2032, já que a Juice irá demorar sete anos e meio para chegar a Júpiter.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.