Mundo & História
Fundo soberano da Arábia Saudita cria empresa para promover ecoturismo no país | Mundo & História
Divulgação

Fundo soberano da Arábia Saudita cria empresa para promover ecoturismo

Escaladas e observação de estrelas estarão entre atrativos; país busca cada vez mais estar alinhado aos novos tempos e reduzir a dependência em petróleo.

O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita montou uma empresa dedicada à promoção do ecoturismo no país.

Em um comunicado à imprensa, o fundo soberano afirmou que a recém-lançada empresa Dan Co. planeja desenvolver e operar resorts e alojamentos de alto padrão em parceria com a comunidade local, objetivando promover também o agroturismo.

Agroturismo e ecoturismo

Enquanto o agroturismo se refere a experiências dos visitantes relacionadas à agricultura tradicional, o ecoturismo foca na experiência da natureza e na minimização do impacto ambiental.

O fundo revelou que o primeiro projeto da Dan Co. será na região de Al-Ahsa, em uma área de 1,8 milhão de metros quadrados, oferecendo um resort ecológico, um retiro de agroturismo e um local de aventuras.

Escaladas e observação de estrelas entre os atrativos

O retiro de agroturismo celebrará os produtos únicos de Al-Ahsa, especialmente famosa por seu arroz e tâmaras.

Já o ecoresort utilizará materiais locais com baixas emissões de carbono, preservando a flora e fauna da região.

Por sua vez, o resort de aventuras oferecerá atividades para os viajantes, incluindo passeios a cavalo, observação de estrelas e escaladas em colinas.

Impacto positivo na economia local

Ainda de acordo com o comunicado oficial, a Dan Co. deverá contribuir com 6 bilhões de riais (perto de 8 bilhões de reais) para o produto interno bruto (PIB) não relacionado ao petróleo da Arábia Saudita até 2030.

Leia também: Em discurso de Natal, rei Charles III diz que ‘planeta precisa ser protegido’

“A criação da Dan Co. encapsula um elemento da estratégia do PIF [o Fundo de Investimento Público] para fortalecer ainda mais o turismo”, disse Khalid Johar, co-chefe do departamento de portfólio imobiliário local do fundo, no comunicado.

Ele acrescentou: “Isso impulsionará o desenvolvimento econômico e contribuirá para o crescimento econômico nacional. A empresa operará novos modelos de negócios que integram sustentabilidade e abraçam a natureza, envolvendo o setor privado e os agricultores locais no agroturismo e ecoturismo”.

Reduzindo a dependência da Arábia Sadita em petróleo

Johar observou ainda que o estabelecimento da Dan Co. também criará novas oportunidades de emprego nas comunidades locais.

O desenvolvimento do setor de turismo é crucial para a Arábia Saudita, pois o país está diversificando sua economia longe do petróleo, alinhado com os objetivos estabelecidos na Visão 2030 [uma estrutura estratégica para reduzir a dependência da Arábia Saudita em petróleo].

A Estratégia Nacional de Turismo da Arábia Saudita visa a atrair mais de 150 milhões de visitantes até o final desta década, e o fundo tem liderado essa jornada após o lançamento da Visão 2030.

Um Arábia Saudita mais alinhada

O portfólio do fundo iniciou diversos investimentos estratégicos para fortalecer o turismo saudita e impulsionar as economias das cidades em todo o país.

Isso inclui o Soudah Development, que criará um resort de turismo de montanha de luxo durante todo o ano na região de Aseer.

Por outro lado, o Boutique Group está transformando palácios históricos em hotéis boutique de luxo. Já a Saudi Downtown Co. objetiva estabelecer e desenvolver centros urbanos em todo o país.

Via Arab News.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Mario Cavalcanti

Jornalista pioneiro no campo da internet brasileira, Mario Cavalcanti começou a trabalhar com conteúdo online em 1996, tendo passado por portais de destaque como Cadê?, StarMedia Brasil, iBest, Globo.com e Click21. Gosta de assuntos como mistérios, criptozoologia, expedições e descobertas científicas. É editor do portal Mundo & História e também coeditor da revista de contos Histórias Extraordinárias, da Editora Mundo.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.