Mundo & História
Ônibus Espacial Endeavour será montado em posição de lançamento para exposição | Mundo & História
Divulgação

Endeavour será montado em posição de lançamento para exposição

Ônibus Espacial está na futura sede do Samuel Oschin Air and Space Center, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

O Ônibus Espacial Endeavour chegou à futura sede do Samuel Oschin Air and Space Center, em Los Angeles, onde será erguido por um enorme guindaste e posicionado junto a um tanque externo e boosters reais, simulando uma configuração de lançamento. Esta construção será uma expansão do California Science Center.

O Endeavour, que executou 25 voos orbitais entre 1992 e 2011, esteve exposto à visitação desde 2012, em um hangar no California Science Center, como se estivesse pousado no solo. Neste meio tempo, conseguiu-se o último tanque externo real (o enorme tanque central, de cor laranja) dos que haviam sido construídos para o programa do Ônibus Espacial, e também dois dos boosters a combustível sólido (estes também são reais e já foram lançados em missões, sendo depois recuperados no mar). Estes componentes foram montados há poucos dias numa delicada operação.

Se o clima colaborar e não houver vento ou chuva que possam atrapalhar a operação, espera-se levantar o Endeavour às 22:00 (horário local) desta segunda-feira (29), e levá-lo – muito gentilmente – até o interior do prédio em construção, para que ele possa ser afixado ao tanque externo e preso aos devidos suportes. Espera-se que toda a operação esteja terminada na terça-feira (30). Uma vez finalizada a instalação, será dada continuidade à construção do prédio à sua volta, o que levará ainda vários anos (segundo o site do California Science Center).

Endeavour em boa companhia

Não é a primeira vez que este tipo de solução é utilizado: o Ônibus Espacial Atlantis também foi posicionado em seu hall de exibição no Centro de Visitantes do Centro Espacial Kennedy antes do término da construção do prédio à sua volta.

Teremos, assim, os três Ônibus Espaciais remanescentes em suas várias configurações: o Endeavour em posição de lançamento, o Atlantis em modo orbital e o Discovery (que se encontra no Steven Udvar-Hazy Center em Dulles, Virgínia – parte do Smithsonian Air and Space Museum) em posição pós-pouso.

O outro Ônibus Espacial restante é o Enterprise, que nunca foi ao espaço mas foi o protótipo utilizado para os testes de voo na atmosfera antes do início do programa. Ele está exposto a bordo do porta-aviões Intrepid, atracado em Nova York.

Mundo & História está no Instagram, WhatsApp, X, Facebook, Telegram e Google Notícias. Não deixe de nos acompanhar por lá!

Paolo Fabrizio Pugno

Paolo Fabrizio Pugno é engenheiro eletricista e apaixonado por tudo relacionado à exploração do espaço. É autor do livro "Ano 2023: Missão Europa" (1982) e de diversos contos de FC publicados na revista Histórias Extraordinárias.

Do passado ao futuro. Dos confins do universo às profundezas do mar. Mundo & História é um portal de notícias focado essencialmente em conteúdos de teor científico, curioso e histórico.